Você está aqui:

43100% das Unidades da Federação (UFs) com um núcleo de produção digital audiovisual e um núcleo de arte, tecnologia e inovação
Criar em todos os estados um núcleo de produção audiovisual e um núcleo de arte, tecnologia e inovação

A cultura digital estimula o diálogo entre tecnologias da informação e comunicação, cultura e arte. Mas as produções artísticas e culturais resultantes desse diálogo precisam de ambientes de encontro e de compartilhamento que acolham essas experimentações.

Por isso, é fundamental criar núcleos voltados para desenvolvimento, formação, pesquisa, produção audiovisual e experimentação, que atuem nesse diálogo entre cultura, comunicação, arte e tecnologia.  Com este objetivo, o Ministério da Cultura (MinC) concebeu dois tipos de núcleo:

  • Núcleo de produção audiovisual independente para desenvolver oficinas e cursos de formação e aperfeiçoamento para técnicos e produtores, além de estimular o surgimento de novos talentos. O objetivo desse núcleo é promover a produção audiovisual independente em todas as regiões do país.
  • Núcleo de arte, tecnologia e inovação para oferecer apoio a pesquisas, a intercâmbios e a experimentações de artistas e criadores que exploram novas mídias e tecnologias. O objetivo desses núcleos é oferecer ambientes com infraestrutura tecnológica de ponta e que funcionem em rede, para promover interligações entre pessoas e softwares e produzir obras de cinema interativo, esculturas robóticas e colagens de obras digitais, entre outros tipos de criação.
Para que esta meta seja cumprida, é necessário que cada uma das Unidades da Federação (UFs) possua um núcleo de produção digital audiovisual (NPD) e um núcleo de arte, tecnologia e inovação (NATI). A implantação de núcleos de produção digital audiovisual está sendo conduzida pela Secretaria de Audiovisual do Ministério da Cultura(SAV/MinC). Os núcleos de arte, tecnologia e inovação estão sendo implantados mediante a atuação da Secretaria de Políticas Culturais (SPC/MinC), por meio da Coordenação-Geral de Cultura Digital, do Ministério da Cultura e da Rede Nacional de Estudos e Pesquisas (RNP), instituição criada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

 


Como esta meta está sendo medida

Pelo número de UFs com núcleos de produção digital audiovisual e de arte, tecnologia e inovação em funcionamento em relação ao total das UF.


Situação da meta (referente ao monitoramento do exercício de 2017)

** Os núcleos de arte tecnológica e inovação passaram a ser denominados Laboratórios de Arte, Inovação e Tecnologia

Obs.: Em relação aos laboratórios é importante ressaltar que eles não são instalados pelo MinC, mas são incentivados ou apoiados junto às universidades que desenvolvam ações de arte, tecnologia e inovação.

Fonte: Secretaria do Audiovisual (SAv)

Data de atualização: 31/12/2017

 


O que foi feito em 2017 para alcançar esta meta

A SAv atualizou os equipamentos dos NPDs de Aracaju, Niterói, Curitiba, Alagoas e João Pessoa. Além disso, houve a cessão de equipamentos para os municípios de Gramado, Brasília (Recanto das Emas), São Luís, Rio de Janeiro, Palmas, Campo Grande, Santarém, Amapá e Londrina.

É relevante registrar que foi realizado o I Seminário Nacional da Rede NPD, para a formação de um novo pacto entre o setor e a Secretaria do Audiovisual.


Veja todas as metas que também estão nos temas : 

Ver mais metas marcadas com as tags: 

Notícias Relacionadas