Você está aqui:

08110 territórios criativos reconhecidos.
Reconhecer 110 territórios com requisitos que os qualifiquem como criativos.

Territórios criativos são bairros, cidades ou regiões que apresentam potenciais culturais criativos capazes de promover o desenvolvimento integral e sustentável, aliando preservação e promoção de seus valores culturais e ambientais.

Nos territórios criativos, podem existir diversas atividades ao mesmo tempo que vão desde indústrias culturais clássicas, como artes visuais, música e literatura, até outros setores, como propaganda, arquitetura, arqueologia e design. Como explicado na Meta 7, a economia criativa é um setor estratégico e dinâmico, tanto do ponto de vista econômico como social. Suas atividades geram trabalho, emprego, renda e inclusão social.

Um território será legitimado pelo órgão gestor da cultura como território criativo por meio de uma chancela (selo). Com isso, poderá ser criado um sistema de governança com a participação do poder público e da sociedade civil. A partir desse reconhecimento, serão  repassados recursos para a formulação de planos de desenvolvimento que tenham a economia criativa como estratégia.

Imagem via pexels


Como esta meta está sendo medida

Pelo número de bacias e de cidades criativas reconhecidas a partir de 2011.


Situação da meta (referente ao monitoramento do exercício de 2021)

Em 2021 não houve território criativo reconhecido

Fonte: Secretaria Nacional da Economia Criativa e Diversidade Cultural (SECDEC)
Data de atualização: 31/12/2021


O que foi feito em 2021 para alcançar esta meta

A SECDC firmou convênio para capacitação de Empreendedores Culturais Quilombolas, voltada para Elaboração e Gestão de Projetos Culturais e/ou Planos de Negócios e/ou Marketing Digital e/ou Outros.

Também formalizou convênio para realizar ciclo de oficinas e um dossiê com o registro das ações dos agentes de economia criativa da cidade, com a expansão das oficinas para todos os 4 distritos do município e, em paralelo, revisaremos e mapearemos a atual produção de empreendimentos, aumentando o cadastro de empreendedores culturais, com especial atenção aos jovens.

Destaca-se que ambos os projetos mencionados foram conveniados pela SECDC, em 2020, mas ainda não foram realizados pelo convenente.


Veja todas as metas que também estão nos temas : 

Ver mais metas marcadas com as tags:  .

Notícias Relacionadas