Você está aqui:

35Gestores capacitados em 100% das instituições e equipamentos culturais apoiados pelo Ministério da Cultura
Formar gestores de espaços culturais

Além de termos mais teatros, museus, bibliotecas, centros culturais, cinemas, cineclubes, arquivos e espaços de exposição, é importante que esses espaços culturais possam funcionar bem. Para garantir esse bom andamento, é necessário que as pessoas que trabalham na gestão e na programação desses espaços tenham qualificação específica na área em que atuam. Por isso, o Ministério apoia e estimula a realização de programas de capacitação para as pessoas que trabalham em espaços culturais instalados com apoio do governo federal. Serão priorizados os funcionários concursados e efetivos desses locais, que poderão atuar como multiplicadores de conhecimentos e experiências.

Imagem via pexels


Como esta meta está sendo medida

Pelo número de equipamentos ou instituições culturais apoiados pelo governo federal com pelo menos um servidor ou gestor capacitado por programa específico, em relação ao total de equipamentos e instituições culturais apoiados pelo órgão federal gestor da cultura.


Situação da meta (referente ao monitoramento do exercício de 2021)

A meta alcançou 55% do planejado para o ano. Houve um aumento de 3% no número total de gestores capacitados que estejam lotados em instituições e equipamentos culturais em relação ao ano anterior.

Obs.: O Ibram informou que não há série histórica da meta, pois ela só foi monitorada pelo Ibram no ano de 2012. Sendo contabilizados apenas os seus museus.

Fonte: Secretaria Nacional da Economia Criativa e Diversidade Cultural/Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca (DLLLB), Secretaria Nacional de Desenvolvimento Cultura(SEDEC) e Instituto Brasileiro de Museus (Ibram)

Data de atualização: 31/12/2021

Data de atualização: 31/12/2021


O que  foi feito em 2021 para alcançar esta meta

A SECDC/DLLLB realizou as Oficinas Parceria com a Metabooks na modalidade virtual, que capacitou 34 gestores. Além disso, realizou o Encontro do Sistemas Nacional de Bibliotecas Públicas que capacitou 40 gestores.

Saiba mais:

  • sobre o Programa de Capacitação em Gestão de Equipamentos Públicos, clique aqui.
  • sobre os Centros de Artes e Esportes Unificados (CEUs), clique aqui.

Veja todas as metas que também estão nos temas : 

Ver mais metas marcadas com as tags: 

Notícias Relacionadas