Você está aqui:

35Gestores capacitados em 100% das instituições e equipamentos culturais apoiados pelo Ministério da Cultura
Formar gestores de espaços culturais

Além de termos mais teatros, museus, bibliotecas, centros culturais, cinemas, cineclubes, arquivos e espaços de exposição, é importante que esses espaços culturais possam funcionar bem. Para garantir esse bom andamento, é necessário que as pessoas que trabalham na gestão e na programação desses espaços tenham qualificação específica na área em que atuam. Por isso, o Ministério da Cultura (MinC) apoia e estimula a realização de programas de capacitação para as pessoas que trabalham em espaços culturais instalados com apoio do MinC. Serão priorizados os funcionários concursados e efetivos desses locais, que poderão atuar como multiplicadores de conhecimentos e experiências.

 


Como esta meta está sendo medida

Pelo número de equipamentos ou instituições culturais apoiados pelo Ministério da Cultura com pelo menos um servidor ou gestor capacitado por programa específico, em relação ao total de equipamentos e instituições culturais apoiados pelo MinC.


Situação da meta (referente ao monitoramento do exercício de 2017)

A meta alcançou 38% do planejado em relação ao ano de 2020.

Em relação ao planejamento anual,  o desempenho da meta foi pouco satisfatório, pois alcançou 61% do planejado para o ano. Percebe-se que houve uma redução no comparativo de gestores capacitados que estejam lotados em instituições e equipamentos culturais apoiados pelo Ministério da Cultura, em relação aos anos anteriores.

Obs.: O Ibram informou que não há série histórica da meta, pois ela só foi monitorada pelo Ibram no ano de 2012. Sendo contabilizados apenas os seus museus.

Fonte: Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca (DLLLB/SEC), Secretaria de Infraestrutura Cultural (SEINFRA) e Instituto Brasileiro de Museus (Ibram)

Data de atualização: 31/12/2017

**  SEINFRA informou que, em 2014, realizou Seminários, Encontros e Ativações das áreas de entorno dos CEUs – Territórios de Vivência –, que contou com a presença de integrantes do grupo gestor do CEU, do Poder Público, da sociedade civil organizada, de agentes culturais e da comunidade vizinha ao CEU. Desse total, foram registradas 3.045 pessoas qualificadas.

Fonte: Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca (DLLLB/SEC), Secretaria de Infraestrutura Cultural (SEINFRA) e Instituto Brasileiro de Museus (Ibram)

Data de atualização: 31/12/2017


O que  foi feito em 2107 para alcançar esta meta

A SEINFRA, em parceria com as instituições apoiadas por ela, implantou e inaugurou 149 Centros de Artes e Esportes Unificados, em 143 diferentes municípios brasileiros. Além disso, realizou atendimento telefônico, por e-mail e comunicação oficial visando capacitar e orientar 437 gestores sobre a mobilização social e a gestão das Praças CEUs.

A DLLLB/SEC capacitou 28 gestores por meio do Estágio Internacional do programa Iberbibliotecas (tema: Acessibilidade, Diversidade e Inclusão). Nos Cursos de Formação do Programa Iberbibliotecas foram beneficiados 61 gestores culturais.

 

Saiba mais:

  • sobre o Programa de Capacitação em Gestão de Equipamentos Públicos, clique aqui.
  • sobre os Centros de Artes e Esportes Unificados (CEUs), clique aqui.

Veja todas as metas que também estão nos temas : 

Ver mais metas marcadas com as tags: 

Notícias Relacionadas