Você está aqui:

35Gestores capacitados em 100% das instituições e equipamentos culturais apoiados pelo Ministério da Cultura
Formar gestores de espaços culturais

Além de termos mais teatros, museus, bibliotecas, centros culturais, cinemas, cineclubes, arquivos e espaços de exposição, é importante que esses espaços culturais possam funcionar bem. Para garantir esse bom andamento, é necessário que as pessoas que trabalham na gestão e na programação desses espaços tenham qualificação específica na área em que atuam. Por isso, o Ministério apoia e estimula a realização de programas de capacitação para as pessoas que trabalham em espaços culturais instalados com apoio do governo federal. Serão priorizados os funcionários concursados e efetivos desses locais, que poderão atuar como multiplicadores de conhecimentos e experiências.

 


Como esta meta está sendo medida

Pelo número de equipamentos ou instituições culturais apoiados pelo governo federal com pelo menos um servidor ou gestor capacitado por programa específico, em relação ao total de equipamentos e instituições culturais apoiados pelo órgão federal gestor da cultura.


Situação da meta (referente ao monitoramento do exercício de 2018)

A meta alcançou 42% do planejado em relação ao ano de 2020.

Obs.: O Ibram informou que não há série histórica da meta, pois ela só foi monitorada pelo Ibram no ano de 2012. Sendo contabilizados apenas os seus museus.

Fonte: Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca (DLLLB/SEC), Secretaria de Infraestrutura Cultural (SEINFRA) e Instituto Brasileiro de Museus (Ibram)

Data de atualização: 31/12/2018

Data de atualização: 31/12/2018


O que  foi feito em 2108 para alcançar esta meta

A SEC/DLLLB criou o Programa Conecta Biblioteca, que lançou o edital para formação de funcionários de 108 bibliotecas públicas brasileiras. Os funcionários indicados pelas bibliotecas participantes receberão curso presenciais e a distância. Além disso, passarão a integrar uma rede de troca de boas práticas, ganhando visibilidade entre os principais atores desse setor no Brasil. A formação tem o objetivo de fortalecer o vínculo existente entre bibliotecas e sociedade.  Além do Programa Iberbibliotecas que visa a promover o acesso livre à leitura e à informação de todos os cidadãos sem qualquer discriminação, por meio da criação de uma rede de cooperação ibero-americana no campo das bibliotecas públicas que permita gerar sinergias e aumentar os recursos numa plataforma de benefício comum para todos os países associados às Iberibiblaries.

A SEINFRA premiou iniciativas socioculturais nos CEUS com o objetiuvo de reconhecer e premiar as iniciativas socioculturais que ocorrem nos espaços das praças CEUs; Publicação/Cartilha da série produzindo que mostra como produzir um espetáculo de um festival de filmes ou de shows de música, utilizando a técnica de lista de checagem (check list) e mapas mentais e uma Pesquisa qualitativa de campo sobre sustentabilidade nas Praças CEUs.

 

Saiba mais:

  • sobre o Programa de Capacitação em Gestão de Equipamentos Públicos, clique aqui.
  • sobre os Centros de Artes e Esportes Unificados (CEUs), clique aqui.

Veja todas as metas que também estão nos temas : 

Ver mais metas marcadas com as tags: 

Notícias Relacionadas