Você está aqui:

32100% dos municípios brasileiros com ao menos uma biblioteca pública em funcionamento
Ter pelo menos uma biblioteca pública ativa em cada cidade brasileira

Muitas vezes, a biblioteca pública é a instituição cultural mais importante em uma cidade, principalmente na falta de outros espaços culturais. Como o acesso às bibliotecas pelos cidadãos é fácil e direto, esses locais contribuem para formar leitores e promover o hábito de leitura, e são fundamentais para o acesso à informação e para a transmissão de conhecimentos. Hoje, os cidadãos não consultam na biblioteca apenas livros e revistas, mas também fazem pesquisas na internet, pegam emprestados CDs e DVDs e participam de atividades culturais.

Para que a biblioteca possa realizar esse papel de principal centro de informações de uma cidade, seu acervo deve ser periodicamente renovado com publicações e obras de diversas linguagens artísticas e culturais. Além disso, deve promover constante interação com a comunidade e ter seu acesso livre para todos os cidadãos.

 

Ilustração: Joana Lira


Como esta meta está sendo medida

Pelo número de municípios com pelo menos uma biblioteca pública em funcionamento, em relação ao total de municípios.


Situação atual da meta

Em 2016, o percentual de alcance da meta, em relação ao ano de 2020, foi de 98%.

Fonte: Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP)

Data de atualização: 31/12/2016

É importante destacar que não houve aumento no quantitativo de municípios com bibliotecas públicas, comparado ao ano de 2015. Ressalta-se que existem 5.458 municípios e distritos brasileiros com pelo menos uma biblioteca pública. Destaca-se que ao todo existem 6.102 bibliotecas públicas, na seguinte distribuição regional:

  • 503 na Região Norte
  • 1.847 na Região Nordeste
  • 501 na Região Centro-Oeste
  • 1958 na Região Sudeste
  • 1293 na Região Sul

 


O que foi feito em 2016 para alcançar esta meta

A SCDC lançou, em parceria com a ONG Mais Diferenças, 25 livros adaptados a pessoas cegas ou com alguma deficiência visual. Essa iniciativa possibilita a leitura de títulos importantes que serão produzidos em suporte de vídeo e áudio, com descrição de imagens, além de tradução de interpretação em libras.

Além disso, houve o apoio na realização dos seguintes eventos literários: Salão FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil) do Livro para Crianças e Jovens; 4ª edição do Festival Literário de Iguape (FLI),16ª edição da Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto; 32ª Feira do Livro de Canoas (RS). Estes eventos são oriundos do edital de apoio ao Circuito Nacional de Feiras de Livros e Eventos Literários.

O MinC, em parceria com o MEC, lançou o edital 8º Prêmio Vivaleitura, que integra o Plano Nacional de Livro e Leitura, e tem como objetivo estimular, fomentar e reconhecer as melhores experiências que promovam a leitura no País.

Saiba mais:

    • sobre a relação dos municípios que receberam os kits, clique aqui.
    • sobre o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas, clique aqui.

 


Veja todas as metas que também estão nos temas : 

Ver mais metas marcadas com as tags: 

Notícias Relacionadas