Você está aqui:

Iniciativa da Funarte, em parceria com a UFRJ, apresenta atividades presenciais no Rio de Janeiro e em Florianópolis

ATG

Arte de Toda Gente: imagem divulgação.

Chegamos na terceira semana das atividades carnavalescas do Acessibilifolia, no Teatro Cacilda Becker, no Catete, Rio de Janeiro. Além disso, teremos vídeos do Bossa Criativa Belo Horizonte, com uma deliciosa receita de feijão tropeiro da cozinheira Maria da Consolação de Souza; e outro da oficina de Bonecos com o grupo Giramundo. No Sistema Nacional de Orquestras Sociais (Sinos), haverá concerto com Trio 3 por 8, no Teatro Dulcina, no Rio de Janeiro. A “Caravana Sinos” vai até Florianópolis (SC) para realizar cursos de capacitação na Universidade do Estado de Santa Catarina. Ainda tem novidade na internet, com novos vídeos do projeto Grande EnCIRCOpédia.

O programa Arte de Toda Gente (ATG) é realizado pela Fundação Nacional de Artes (Funarte), que conta com a parceria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a curadoria de sua Escola de Música. Confira os detalhes da programação, a seguir:

Mostra Bossa Criativa

A Mostra Bossa Criativa permanece oferecendo atrações de artes integradas, sempre com entrada gratuita. A programação em Belo Horizonte está de dar água na boca. No dia 19 de abril (terça-feira), será exibido um vídeo da cozinheira Maria da Consolação de Souza, mais conhecida como Lia. Ela tem 52 anos e cozinha desde criança. No feriado de Tiradentes, em 21 de abril, a mostra também disponibiliza um vídeo de Oficina de Bonecos com o grupo Giramundo, às 18h. Ambos podem ser acompanhados pelo canal do Youtube do Arte de Toda Gente.

Sistema Nacional de Orquestras Sociais (Sinos)

No Rio de Janeiro, será a vez do Trio 3 por 8 se apresentar no palco do Teatro Dulcina, no dia 20 de abril, quarta-feira, às 19h. Formado pelos multi-instrumentistas Eduardo Antonello, Pedro Hasselmann e Roger Lagr, o trio compartilha um rico e exótico universo musical, que instiga a curiosidade do público por repertórios e timbres igualmente variados. Para o concerto, eles vão selecionar obras medievais, renascentistas e sonatas barrocas.  Para acompanhar de casa, tem a terceira temporada do Concerto Sinos, na sexta-feira (22/4), às 18h, com o Conjunto Sacra Vox e a Orquestra Sinfônica da UFRJ.

A programação continua, nos dias 22,23 e 24 de abril, com a “Caravana Sinos”, que pega a estrada e aporta em Florianópolis (SC) com cursos de capacitação de professores, monitores, alunos, instrumentistas e regentes das orquestras dos projetos sociais. Durante três dias, serão oferecidas oficinas do Curso de Pedagogia das Cordas. As atividades acontecem na sede da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e terão à frente do projeto, as professoras Carla Rincón e Simone dos Santos (pedagogia); os professores João Titton (violino); Leonardo Piermartini (viola); Hans Twichell (violoncelo) e Maurício Souza (contrabaixo). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site https://caravana.sinos.art.br

EnCIRCOpédia Virtual do Circo no Brasil, pelo projeto Bossa Criativa

Criado pela UFRJ, o projeto Bossa Criativa, contempla, entre outras linguagens artísticas, a arte circense. Integrando o projeto, mais de 80 circos distribuídos por vários estados do país que possuem o título de Patrimônio Cultural da Humanidade. Os circenses são os colaboradores da Grande EnCIRCOpédia Virtual do Circo no Brasil, inspirada no livro homônimo da pesquisadora e curadora Sula Mavrudis.  No dia 22 de abril, sexta-feira, teremos episódios novos do projeto, às 18h.

Um Novo Olhar (UNO)

No mês de abril, o projeto Um Novo Olhar (UNO) promove o  Festival Acessibilifolia no Teatro Cacilda Becker, no Rio.  A agenda contempla oficinas, rodas de conversa e apresentações musicais, tendo como tema a acessibilidade no carnaval carioca. As ações serão todas presenciais e gratuitas. Veja a programação desta semana:

19/4 (terça-feira) – Oficina de Adereços e Alegorias da Orquestra Voadora (oficinas com inscrições prévias, realizadas somente para inscritos), às 16h.

20/4 (quarta-feira) – Roda de Conversa Cultura, Folia e Loucura (roda de conversa aberta ao público), às 19h.

Para conhecer mais detalhes sobre esses e outros cursos que serão oferecidos pela Academia Arte de Toda Gente, acesse a página principal https://artedetodagente.com.br/

Programa Arte de Toda Gente 

Realização: Fundação Nacional de Artes – Funarte | Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Curadoria: Escola de Música da UFRJ

 

Cultura, Artes, História e Esportes