Você está aqui:

19Aumento em 100% no total de pessoas beneficiadas anualmente por ações de fomento à pesquisa, formação, produção e difusão do conhecimento
Dobrar o número de pessoas que recebem apoio para pesquisa, acadêmica ou de linguagem, nas áreas da cultura

O apoio à pesquisa torna possível desenvolver o conhecimento no campo da cultura, das linguagens artísticas e do patrimônio cultural. Entre as ações que podem incentivar a pesquisa e a produção e difusão do conhecimento estão o apoio para participação em congressos e outros encontros científicos, distribuição de bolsas e instituição de prêmios para pesquisa e formação.

 


Como esta meta está sendo medida

Pela média anual do número de pessoas beneficiadas por programas de fomento à pesquisa e difusão do conhecimento, incluindo concessões de bolsas, prêmios de pesquisas, residências artísticas e intercâmbio para formação, realizados pelo Ministério da Cultura e suas as instituições vinculadas, em relação à média do número de pessoas beneficiadas aferida em 2010.


Situação da meta (referente ao monitoramento do exercício de 2017)

É importante ressaltar que o ano de 2017 registrou uma queda de – 19% em relação ao ano de 2010.

Fontes: Ministério da Cultura e suas instituições vinculadas

Data de atualização: 31/12/2017

 

*A unidade não forneceu as informações.


O que foi feito em 2017 para alcançar esta meta

A FCP realizou 07 eventos literários para o lançamento de cinco romances afro-brasileiros frutos do Prêmio Oliveira Silveira (Edital nº 01/2015). Foram distribuídos 6.000 livros nos municípios de Fortaleza/CE, Pelotas/RS, Vila Velha, Paraty, Rio de Janeiro, Brasília e Mucugê/BA.

A FBN beneficiou 09 pessoas por meio do Edital do Programa Nacional de Apoio à Pesquisa, para concessão de bolsas de pesquisa.

A FCRB concedeu 149 bolsas por meio do Programa de bolsas de incentivo à produção do conhecimento técnico e científico, sendo que desses 15 se referem às cotas do CNPq.

A FUNARTE concedeu 115 bolsas para formação em Artes Circenses. Publicou 10 obras da “Edições Funarte” além de realizar 08 pesquisas do projeto Funarte de Pesquisa Musical. Ela também apoiou a manutenção e funcionamento da Escola Nacional de Circo.

A SAV traduziu e editou para o espanhol o Guia para Produções Audiovisuais Acessíveis em parceria com a Intendência de Montevidéu.

A SEC/DLLLB beneficiou 3 pessoas por meio de Estágio Internacional do programa Iberbibliotecas, e beneficiou 61 pessoas por meio dos Cursos de Formação do Programa Iberbibliotecas.

A SEC, por meio do OBEC-AM, selecionou 10 projetos de pesquisa de Economia Criativa do Edital de pesquisa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, o qual contou com a participação de estudantes/pesquisadores da Incubadora Amazonas Indígena Criativa (AmIC). Também foi realizado o I Simpósio Internacional de La Red Académica Internacional “Estudios Organizacionales em América latina, el caribe e Iberoamérica”, onde foram apresentados 02 trabalhos científicos.

Na 42ª Reunião de Ministros da Cultura do Mercosul foi lançado o Mapa de Residências Artísticas do Mercosul, que é uma plataforma colaborativa, pública e gratuita com acesso a informações sobre oportunidades de mobilidade e residências artísticas em toda a América do Sul.

 


Veja todas as metas que também estão nos temas : 

Ver mais metas marcadas com as tags: 

Notícias Relacionadas