Você está aqui:

Evento realizado entre os dias 6 e 8 de julho é resultado de parceria entre o MinC e universidades

Quais políticas públicas podem nortear ações de desenvolvimento e abrangência de museus em todo o território nacional? A partir do diagnóstico traçado pela Pesquisa Educação Museal Brasil (PEM), lançada nesta sexta (07), durante o 1º Encontro Nacional de Educação Museal (Emuse), na cidade de Cachoeira, Bahia, estudiosos e especialista do setor pretendem responder a essa questão.

Representantes de 23 estados brasileiros participam do evento, realizado entre 6 e 8 de julho, e fruto de uma parceria entre o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), autarquia vinculada ao Ministério da Cultura (MinC), e o Observatório da Economia Criativa (OEC), da Bahia.

“A Pesquisa Educação Museal Brasil (PEM Brasil) alcançou abrangência nacional e validade estatística. O levantamento de dados contou com a participação de 19,2% de todos os museus brasileiros em funcionamento, de todos os estados, e o percentual dos museus respondentes por região assemelha-se, com pequenas variações, à proporção real dos museus nas regiões brasileiras”, destaca a conclusão do documento.

A PEM envolveu 1.118 respondentes, dos 27 estados e Distrito Federal. Ao todo, foram 669 museus participantes.

A presidente do Ibram, Fernanda Castro, comemorou a inscrição de mais de 400 pessoas no 1º Emuse e convocou a população para participar do desenvolvimento de políticas públicas. “Não é necessária apenas uma política de fomento, mas de reconhecimento. Convido a todos, que se sentem na mesma cadeira que eu e que a gente faça uma gestão compartilhada.”

O secretário de Formação, Livro e Leitura do Ministério da Cultura (MinC), Fabiano Piúba, traçou um paralelo, durante mesa de debate no evento. “Quando dizemos que uma pessoa velha é guardiã da história devemos perceber nossa responsabilidade em relação ao passado, em relação à memória”, disse.

A prefeita de Cachoeira, Eliana Gonzaga, nomeou o evento na cidade como uma “conquista de muitas mãos”. E emendou: “É uma oportunidade salutar de discutir, alinhar e fortalecer estratégias a serem implementadas nos âmbitos federal, estadual e municipal”.

1º Emuse

A abertura do 1º Emuse, na quinta-feira (06), foi apresentada pelas coordenadoras gerais do evento: Marielle Costa, do IBRAM, e Daniele Canedo, do OBEC.

A mesa inaugural foi formada por Fernanda Castro, presidenta do IBRAM; Roberta Martins, secretária dos Comitês de Cultura do Ministério da Cultura (MinC); Fabiano Piúba, secretário de Formação, Livro e Leitura do MinC; João Gustavo Andrade, chefe do Escritório Técnico do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em Cachoeira; Luciana Mandelli, diretora geral do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC); Fábio Josué dos Santos, reitor da UFRB; Dyane Reis, diretora do CAHL/UFRB; e Eliana Gonzaga, prefeita de Cachoeira.

O YouTube da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) disponibiliza a programação gravada e ao vivo.

A programação segue até amanhã. Veja mais aqui https://emusemuseus.org/programacao/

Serviço

1º Encontro Nacional de Educação Museal – Emuse 

Data: 6 a 8 de julho

Acesse: https://emusemuseus.org/