Você está aqui:

Projetos podem ser enviados até 30 de abril

O segundo Festival Nacional de Arte para as Infâncias (Fenapi) está com chamada pública para projetos aberta até dia 30 de abril. A próxima edição terá no formato on-line, em razão da pandemia. São aceitas propostas de artistas brasileiros, nas áreas de música, circo, dança, performance, teatro e artes visuais, adaptadas ou criadas para o ambiente digital. A iniciativa foi concebida e é realizada pela Insensata Cia. de Teatro, de Belo Horizonte (MG).

“Nos últimos seminários que realizamos junto à Insensata Cia. de Teatro, tivemos o privilégio de contar com artistas/pesquisadores dedicados às artes visuais, circo, dança, música e teatro, sendo um representante de cada região do país. Foi muito interessante perceber a riqueza e diversidade existente nas produções artísticas para e com as infâncias em âmbito nacional. Este chamamento para a segunda edição só reforça isso. Neste contexto digital então, as possibilidades de criação foram ainda mais ampliadas. Vamos ter trabalhos conosco que, provavelmente, não seriam possíveis em uma edição presencial”, explica Keu Freire, idealizador do evento.

Além de espetáculos, a programação vai incluir oficinas, seminário, palestras e um painel crítico, que vai reunir textos reflexivos sobre as obras apresentadas. Toda programação será transmitida com acesso gratuito, pelos canais da Insensata Cia. de Teatro, no Facebook, no Instagram e no YouTube.

Inscrição e seleção

As inscrições para a chamada devem ser realizadas por meio de formulário on-line, da “bio” do perfil do evento no Instagram, disponíveis nos links abaixo. Devem ser enviados vídeos dos trabalhos artísticos, estruturados a critério de cada cada artista, produtor ou grupo. Estes podem inscrever mais de uma obra, desde que em formulários separados, como pessoa jurídica, inclusive Microempreendedor Individual (MEI).

Serão selecionadas até três do interior de Minas Gerais; três de Belo Horizonte e Região Metropolitana; e três de qualquer outro estado do Brasil. De preferência, as obras deverão ser inéditas na Capital Mineira. Entre os critérios de escolha dos projetos artísticos, serão considerados: a experiência estética; a valorização crítica da criança; e o diálogo com o contexto de pandemia.

Festival Nacional de Arte para as Infâncias (Fenapi)

2ª edição

Chamada pública para artistas de todo país

Inscrições até dia 30 de abril, sexta-feira
Link de inscrições na chamada pública aqui e na “bio” do perfil do evento no Instagram

Idealização e realização: Insensata Cia. de Teatro (MG)

Programação realizada por meio da Lei Aldir Blanc
Secretaria Especial da Cultura | Ministério do Turismo | Governo Federal/Governo do Estado de Minas Gerais

Fonte- Funarte Com informações da Funarte MG