Você está aqui:

Iniciativa contemplada pelo Prêmio Periferias e Interiores utilizou cascas de mariscos como matéria-prima para confecção de cumbucas artesanais decoradas

Cerca de 25 pessoas foram beneficiadas pelo projeto “Mulheres Marisqueiras: Sustentabilidade e Transformação”. Com a iniciativa, de Jerônimo Costa Bezerra Júnior, duas oficinas, gratuitas, de bio-artesanato foram realizadas na Escola de Referência em Ensino Médio João Bezerra, localizada na comunidade Brasília Teimosa, em Recife-PE. A ação foi contemplada pelo Prêmio Funarte Artes Visuais Periferias e Interiores 2021/2022.

As atividades, desenvolvidas entre abril e junho, tiveram como objetivo capacitar mulheres, moradoras de área ribeirinha, com noções de empreendedorismo e confecção de artesanatos utilitários, como cumbucas. O projeto visou, também, valorizar a história e cultura da mariscagem – captura contínua de mariscos de forma artesanal –, além de desenvolver a economia criativa do local.

Na oficina “Arte em casca: o bio-artesanato como uma identidade social”, as participantes tiveram aulas teóricas e práticas sobre a importância da mariscagem, bio-artesanato e sustentabilidade. Conheceram novos tipos de materiais sustentáveis, seus usos e aplicações, técnicas de modelagem, trituração, preparação, queima e secagem das cascas de marisco e sururu (matérias-primas regionais usadas no projeto).

A iniciativa contou, ainda, com formações ministradas por profissionais do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Pernambuco (SEBRAE-PE). Na ocasião, foram debatidos os seguintes temas: “5 passos para organizar suas finanças” e “Empreendedorismo feminino, do protagonismo ao sucesso”.

Sobre o edital Periferias

Realizado pela Fundação Nacional de Artes, o Prêmio Funarte Artes Visuais Periferias e Interiores contemplou, em sua segunda edição, 16 projetos com R$ 50 mil cada. O objetivo foi realizar oficinas temáticas presenciais na área de artes visuais. As atividades precisavam ser desenvolvidas em periferias urbanas com características de vulnerabilidade social e econômica ou em cidades com população de até 150 mil habitantes.

As oficinas abordaram as artes visuais em suas práticas convencionais, contemporâneas ou aplicadas. Com as ações, a ideia foi apresentar ferramentas para tornar a produção artística uma atividade economicamente sustentável, além de oferecer noções básicas de planejamento financeiro e marketing para os participantes das aulas. Dessa forma, é possível promover a economia criativa e gerar emprego e renda para a população.

Acesse aqui o vídeo final do projeto “Mulheres Marisqueiras: Sustentabilidade e Transformação”, no Youtube da Funarte.

Cultura, Artes, História e Esportes