Você está aqui:

As oficinas contribuem para  o alcance da meta 18 e 29 do PNC.

Funarte e UFRJ, por meio do Arte de Toda Gente/Projeto Um Novo Olhar, começa a disponibilizar vídeos das oficinas

Começaram a ser postados no dia 8 de março, segunda-feira, os vídeos do curso “Elaboração de projetos e o uso das leis de incentivo pelo olhar do prestador de contas”. As oficinas fazem parte do Projeto Um Novo Olhar (UNO), integrante do Programa Arte de Toda Gente, da Fundação Nacional de Artes – Funarte – realizado em Parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O acesso aos sete vídeos é por meio do site do projeto: www.umnovoolhar.art.br. O curso conta com tradução para a linguagem Brasileira de Sinais (Libras), o que facilita o acesso às pessoas surdas.

Na série, a especialista Anacris Monteiro dá dicas valiosas de como formatar projetos culturais e administrar recursos obtidos por incentivo ou convênio. Além de som, imagem, gráficos, e tradução em Libras, os vídeos contarão, em breve, com audiodescrições para os elementos gráficos – direcionadas a alunos com deficiências visuais. O curso faz parte das ações do Um Novo Olhar para apoio ao canto coral, considerado uma das atividades musicais de maior capacidade inclusiva. Mas o conteúdo se aplica a qualquer ramos da produção cultural. A curadoria dos projetos do Arte de Toda Gente é da Escola de Música da UFRJ.

Ao longo dos sete módulos, Anacris Monteiro tratará de assuntos como: elaboração de projeto cultural simples; planilha orçamentária; caminhos para buscar recursos para seu projeto cultural; como funcionam as leis de incentivo cultural (ISS, ICMS e Rouanet); e prestação de contas. As informações e orientações da instrutora baseiam-se principalmente em sua própria experiência profissional. Os vídeos, assim como todo conteúdo do Um Novo Olhar, permanecerão disponíveis no site do projeto.

A instrutora

Anacris Monteiro é diretora da Ouro Verde Produções. Atua como produtora cultural há dez anos no mercado carioca. “Seu diferencial é ser especialista em processos de liberação, administração e prestação de contas de recursos incentivados e conveniados para projetos culturais”, informa a assessoria do projeto. A ministrante também foi contemplada com o Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2010. Tem atuado com sua produtora nos segmentos de dança, teatro infantojuvenil e para adultos e música – em shows e concertos com orquestras e corais –, entre outros.

O projeto Um Novo Olhar (UNO)

O objetivo do projeto Um Novo Olhar é promover a acessibilidade e a inclusão de crianças, jovens e adultos com algum tipo de deficiência, por meio das artes e da capacitação de professores e de regentes para coro. Com a exibição online de shows e oficinas, vídeo podcasts (vodcasts), “lives” sobre arte e acessibilidade e uma série de publicações, a iniciativa tem ainda como alvo ampliar a percepção de toda a sociedade sobre as deficiências.

O Programa Arte de Toda Gente inclui ainda os projetos Bossa Criativa – informações no site www.bossacriativa.art.br e Sistema Nacional de Orquestras Sociais (Sinos) – www.sinos.art.br. Confira e conheça também o canal de vídeos youtube.com/artedetodagente.

Programa Arte de Toda Gente
Projeto Um Novo Olhar (UNO)

Curso
Elaboração de projetos e o uso das leis de incentivo pelo olhar do prestador de contas
Com Anacris Monteiro

Vídeo-oficinas no site www.umnovoolhar.art.br, a partir do dia 8 de março de 2021

Os vídeos, assim com todos os outros conteúdos do projeto, permanecerão disponíveis no site

Realização
Fundação Nacional de Artes – Funarte
Secretaria Especial da Cultura | Ministério do Turismo
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Curadoria: Escola de Música da UFRJ

Atividades e mais informações disponíveis no site do projeto.

Informações sobre esse e outros programas da Funarte: www.funarte.gov.br

Texto: Henrique Koifman
Assessoria do Programa Arte de Toda Gente

Edição: Marcelo Mavignier
Funarte