Você está aqui:

3.10.2018 – 10:54

Foi publicada na edição desta quarta-feira (3) do Diário Oficial da União a lista de escritores habilitados a participar da seleção e premiação de obras literárias inéditas que abordem de forma livre a temática do bicentenário da Independência do Brasil. Dos 60 inscritos, 57 foram considerados habilitados e três inabilitados. Confira aqui o resultado.

Independência ou Morte, de Pedro Américo (óleo sobre tela, 1888)

Os habilitados terão seus trabalhos avaliados por uma comissão técnica. Os 25 mais bem pontuados receberão o prêmio no valor de R$ 40 mil cada. Entre os critérios a serem avaliados estão qualidade literária, criatividade/originalidade; textos que apresentem soluções estéticas inovadoras e histórias que convidem à reflexão; clareza e objetividade do texto, além da contribuição à cultura nacional.

O objetivo deste edital é atender aos princípios e diretrizes do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), cumprindo as diretrizes formuladas pelo Plano Plurianual do Governo Federal e pelo Plano Nacional de Cultura; promover, valorizar e difundir a literatura brasileira e a circulação de autores, com ênfase na bibliodiversidade, além de estimular a formação de leitores e práticas de leitura.

Os candidatos inabilitados poderão entrar com pedido de reconsideração à Comissão Técnica de Habilitação, no prazo de dois dias corridos contados a partir da publicação do resultado. O recurso deverá ser feito por meio de formulário disposto no Anexo VI, disponibilizado na página do edital. Dúvidas sobre o edital podem ser sanadas pelo email: premioliterario200anos@cultura.gov.br.

Fomento

O edital integra um conjunto de ações para estimular a leitura no Brasil, com investimento de R$ 6 milhões voltados para a criação de bibliotecas digitais, a realização de feiras literárias e a publicação de livros com temática relacionada aos 200 anos da Independência do Brasil, distribuídos em três editais.

 

Acesso Rápido

Confira as listas de escritores habilitados e inabilitados no DOU

Acesse a páginal do edital

 

Fonte: Assessoria de Comunicação / Ministério da Cultura