Você está aqui:

20.07.2018 – 18:17

O Ministério da Cultura (MinC), em parceria com a Unesco, publicou edital de seleção de empresa para sistematização do Atlas Culturas Populares. O Atlas terá informações dos contemplados na seleção do “Culturas Populares: Edição Leandro Gomes de Barros”, realizada em 2017, a partir de recortes por tipologia de manifestação da cultura popular brasileira e por região, para publicação física e na internet. As inscrições estão abertas até o dia 30 de julho e podem ser feitas pelo site da Unesco. Confira aqui o edital completo.

A empresa selecionada deverá analisar, articular e sistematizar dados (impressos e digitais) de todo o material encaminhado por mestres e mestras, coletivos e organizações sem fins lucrativos no “Culturas Populares: Edição Leandro Gomes de Barros”. Poderão participar do certame empresas ou instituições com sede no Brasil, que atuem na área de pesquisa, captação, sistematização e tratamento de dados nas áreas das ciências humanas e/ou sociais.

Os proponentes deverão ser empresas ou instituições especializadas (pessoa jurídica) que tenham experiência comprovada de pelo menos dois anos de atuação em acervo documental, sistematização de informação, organização de informação temática para publicação, replicação da informação, elaboração de banco de dados, criação de repositórios com documentos fotográficos, audiovisuais e impressos. A empresa também deve ter experiência comprovada em concepção e design de projetos gráficos e diagramação de publicações.

Edição Leandro Gomes de Barros

O Edital Culturas Populares: Edição Leandro Gomes de Barros é resultado da implantação de políticas públicas para as culturas populares, contribuindo diretamente, para a preservação e difusão dessas expressões, por valorizar seus protagonistas. Além disso, contribui para o mapeamento das culturas populares existentes no país, na medida em que esses atores são revelados em suas práticas, demandas, localização e potenciais parceiros.

O principal objetivo do Edital Culturas Populares: Edição Leandro Gomes de Barros foi reconhecer e premiar a atuação de Mestres e Grupos/Comunidades responsáveis por iniciativas exitosas que envolvam as expressões da cultura popular brasileira.

O edital recebeu 2.861 inscritos, sendo contempladas 500 iniciativas, divididas de acordo com os seguintes critérios: 200 prêmios destinados a pessoas físicas; 200 prêmios para coletivos culturais sem constituição jurídica; 80 prêmios para pessoas jurídicas sem fins lucrativos e com natureza ou finalidade cultural; 20 prêmios destinados a herdeiros de mestres/mestras In Memoriam, candidatos já falecido(a)s, em homenagem à dedicação ao trabalho voltado aos saberes e fazeres populares e às expressões culturais.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação / Ministério da Cultura