Você está aqui:

28.8.2017 – 10:22

Os CEUs integram no mesmo espaço programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços socioassistenciais, políticas de prevenção à violência e de inclusão digital (Foto: Divulgação)

Cinco Centros de Artes e Esportes Unificados (CEUs) irão receber, até o final do ano, encontros com gestores e representantes das comunidades atendidas para nivelar informações de gerenciamento, prestação de contas, condução da mobilização social, ocupação e manutenção da infraestrutura utilizada nas atividades. Participarão das atividades representantes de cerca de 180 CEUs de 10 estados (Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Sergipe, Ceará, Pernambuco, Paraíba, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul).

Entre os temas abordados durante os encontros estarão a Lei Rouanet, potenciais parcerias, a gestão compartilhada dos CEUs, os processos de prestação de contas e a formação do Grupo Gestor Tripartite, compostos por um terço da sociedade civil, um terço da sociedade civil organizada e um terço do poder público local. Além disso, o evento estimula a criação de uma rede formada por gestores e pelas comunidades envolvidas para troca de experiências sobre os desafios da gestão.

O próximo encontro ocorrerá nesta quinta-feira (31), em Maricá (RJ), e reunirá mais de 30 CEUs convidados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo. Em outubro, será a vez de 31 CEUs da Bahia e de Sergipe se reunirem na cidade de Feira de Santana (BA), no dia 5; e de outras 47 dos estados do Ceará, Pernambuco e Paraíba se encontrarem no dia 26, no município de Juazeiro do Norte (CE).

Em novembro, serão dois encontros: no dia 9 se reunirão 35 praças CEUs do Paraná e de Santa Catarina, em Pinhais (PR), e no dia 30, em Canoas (RS), 35 praças do Rio Grande do Sul e também de Santa Catarina estarão reunidas.

Sobre os CEUs

Os Centros de Artes e Esportes Unificados, conhecidos como CEUs, integram no mesmo espaço programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços socioassistenciais, políticas de prevenção à violência e de inclusão digital. O objetivo é promover a cidadania em territórios de alta vulnerabilidade social.

O programa é uma parceria entre União e municípios, em que as prefeituras e a população local formam grupos gestores que criam regras de uso, manutenção e programação dos equipamentos de cultura, entre outras ações. Prevê a instalação de equipamentos sociais de saúde, educação, cultura e segurança pública em todos os estados. Os centros contam com biblioteca, cineteatro (48, 60 ou 125 lugares), laboratório multimídia, salas de oficinas, espaços multiuso, Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), além de pista de skate. Os CEUs maiores (3 mil e 7 mil m²) também contam com quadra de eventos coberta, playground e pista de caminhada.

Ao todo, há 142 CEUs em funcionamento no País. Outros 75 estão em construção e 52 com obras concluídas.

Fonte: ASCOM MinC