Você está aqui:

25Aumento em 70% nas atividades de difusão cultural em intercâmbio nacional e internacional
Aumentar o intercâmbio nacional e internacional de atividades que divulguem as manifestações culturais brasileiras)

A cultura brasileira deve ser mais divulgada dentro e fora do país. Propiciar que artistas, técnicos, agentes e grupos artísticos e culturais possam viajar e mostrar seus trabalhos em outras regiões e em outros países é um dos focos do Plano Nacional de  Cultura (PNC). Essas experiências, chamadas de intercâmbio, incluem apresentação de trabalhos artísticos, participação em feiras, mostras e eventos, do Brasil e do mundo, publicação de autores brasileiros no  exterior, entre outras atividades.


Como esta meta está sendo medida

Pela quantidade anual de atividades (participação de grupos, artistas e produtos nacionais) apoiadas pelo governo federal para realizarem intercâmbio (nacional ou internacional), com finalidade de difundir as expressões culturais. O aumento será calculado em relação à quantidade de atividades de intercâmbio para difusão cultural aferida em 2010.


Situação da meta (referente ao monitoramento do exercício de 2021)

Em 2021, foram realizadas 274 atividades de difusão cultural.

Fonte: Secretaria Especial da Cultura e instituições vinculadas

Data de atualização: 31/12/2021

A partir da reforma estrutural do então Ministério da Cultura o Departamento de Promoção Internacional (DEINT), da Secretaria de Articulação e Desenvolvimento Institucional, não está inserido na estrutura atual do Ministério do Turismo/Secretaria Especial da Cultura. As atividades deste Departamento são exercidas pela Assessoria Especial de Relações Internacionais.


O que foi feito em 2021 para alcançar esta meta

A FBN realizou o Programa de apoio à tradução, Publicação e Intercâmbio de Autores Brasileiros no Exterior, também lançou o Prêmio Luiz de Camões. Além disso, realizou ações voltadas para a Difusão do Patrimônio Bibliográfico e Documental, em âmbito Nacional, bem como o Prêmio Literário FBN e a edição de 12 Obras Literárias.

A Ancine contemplou 07 filmes contemplados por meio do Programa Ibermedia, conhecido também como Programa de Desenvolvimento Audiovisual em Apoio à Construção do Espaço Visual Ibero-americano.

A Funarte apoiou o Iberescena eixos 3 e 4 (redes, festivais e espaços cênicos/  co-produções) (espetáculos, artistas, festivais, espaços, etc), bem como o Ibermúsica eixo 2 (mobilidade). Outra atividade que se destacou foi o XXIV Bienal de Música Brasileira Contemporânea e a ASSOC AMIGOS TERREIRA TRIBO ATUAD OI NOIS AQUI TRAVEIS – ARTE PÚBLICA – TERRITÓRIO e MEMÓRIA: com ações de intercâmbio, registro, compartilhamento e preservação da memória das artes cênicas no Brasil.

A SECDC/DLLLB realizou 19 eventos literários e demais projetos de difusão cultural apoiados por meio de emendas parlamentares.


Veja todas as metas que também estão nos temas : 

Ver mais metas marcadas com as tags: 

Notícias Relacionadas