Você está aqui:

Investimentos de R$ 1,8 milhão são do Fundo Setorial do Audiovisual

A Ancine aprovou nesta semana o lançamento da Chamada Pública BRDE/FSA – Coprodução Brasil – Portugal 2023 para a seleção de projetos de longa-metragem apresentados por produtoras brasileiras independentes em regime de coprodução internacional, de participação minoritária brasileira, com produtoras portuguesas. Os recursos são do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), representando um investimento de R$ 1.870.365,00.

Em abril deste ano, a ministra da Cultura, Margareth Menezes, esteve em agenda oficial em Portugal e assinou o Protocolo de Cooperação Brasil-Portugal, juntamente com o ministro da Cultura português, Pedro Adão e Silva. O documento estabelece as bases para o lançamento dos editais binacionais.

A secretária do Audiovisual do Minc, Joelma Gonzaga, integrou a comitiva que esteve em Portugal e celebrou o avanço na parceria entre os países. “Vamos retomar o protagonismo do Brasil no cenário internacional, retomando e ampliando nossa participação. O Brasil já possui 12 acordos bilaterais de coprodução e participa de um acordo multilateral internacional. Mas nossa intenção no campo audiovisual é ampliar esse escopo, estreitando laços com diferentes países, aproximando mercados, compartilhando investimentos, narrativas e estéticas”.

Paralelamente ao edital anunciado pelo Brasil, o Instituto do Cinema e do Audiovisual de Portugal (ICA-IP) realizará uma Chamada Pública para projetos em que a parte minoritária seja portuguesa, no valor equivalente a 350 mil euros.

As propostas de ambas as chamadas públicas serão selecionadas por uma comissão binacional.

A iniciativa reforça o compromisso entre Brasil e Portugal para a integração das indústrias audiovisuais e para a diversidade cultural entre os países coprodutores, estimulando o intercâmbio cultural e contribuindo para a expansão da participação das obras no mercado internacional.

As inscrições vão de 17 de agosto a 19 de outubro de 2023.

O edital da Chamada Pública BRDE/FSA – Coprodução Brasil – Portugal 2023 e seus anexos estão disponibilizados no endereço eletrônico do FSA, clique aqui.

Fonte: Ministério da Cultura