Você está aqui:

Temas da publicação Arte Iny Karajá Patrimônio Cultural do Brasil serão trabalhados

Professores de escolas indígenas Karajá presentes nos estados de Goiás, Tocantins, Pará e Mato Grosso participarão nesta terça-feira, 16, do lançamento das oficinas que abordarão formas lúdicas de apresentar temas da cultura das aldeias nas escolas indígenas, por meio da publicação Arte Iny Karajá Patrimônio Cultural do Brasil.

As oficinas seguem nos dias 17 a 19 de novembro e serão ministradas por historiadores, museólogos e antropólogos da Universidade Federal de Goiás (UFG) e do Museu Antropológico, e conta com o apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), autarquia federal vinculada à Secretaria Especial da Cultura e ao Ministério do Turismo.

O encontro online visa trabalhar e levantar temas abordados no livro para que sejam aplicados junto aos alunos em sala de aula, visando o ensinamento, a transmissão e a propagação da cultura Karajá. Durante as oficinas, serão discutidas metodologias de ensino, dialogando com os temas sobre o patrimônio cultural, a importância do registro da cultura Karajá, expressões artísticas e culturais.

“O livro apresenta temas importantes da cultura Karajá. As narrativas contam mitologias, histórias e valores culturais dos indígenas. A publicação será trabalhada com os professores no sentido de construir dialogicamente meios didáticos para que a publicação seja utilizada junto aos alunos da comunidade Karajá”, explica a historiadora do Iphan-GO, Renata Galvão. “A participação dos professores das escolas indígenas é fundamental para pensar a partir de cada contexto escolar os métodos mais benéficos na abordagem do livro dentro do processo de ensino-aprendizagem em sala de aula.”

A ação faz parte do plano de salvaguarda de dois bens registrados como Patrimônio Cultural do Brasil desde 2012 pelo Iphan. O primeiro é intitulado “Ritxoko, Expressão Artística e Cosmológica do Povo Karajá”, inscrito no livro das formas de Expressão; e o segundo são os “Saberes e Práticas Associados ao Modo de Fazer Bonecas Karajá”, inscrito no livro dos Saberes.

As ilustrações do livro foram desenhadas e pintadas por crianças karajá, acompanhadas de professores das escolas indígenas. “Quando os livros chegarem às mãos dos alunos no ambiente escolar, muitos deles vão reconhecer os desenhos que eles próprios pintaram, contribuindo com a promoção e valorização da cultura em que pertencem”, complementou Galvão.

“Com os saberes e tradições dos povos Karajá eternizados em livro, possibilita que a cultura indígena seja trabalhada com alunos de todas as escolas, fazendo com que os costumes passem de geração a geração. Além disso, a publicação é uma ferramenta de luta pelos direitos culturais dos povos originários”, destaca o superintendente do Iphan-GO, Allyson Cabral.

O Livro

Como um meio de valorizar e promover a cultura, a arte e os mitos do povo indígena Karajá, assim como sua língua materna, denominada Inyrybè, no mês de setembro, escolas indígenas localizadas nos municípios de Aruanã, em Goiás, bem como também nos estados do Tocantins, Pará e Mato Grosso, receberam das superintendências do Iphan exemplares da obra Arte Iny Karajá Patrimônio Cultural do Brasil.

Arte Iny Karajá Patrimônio Cultural do Brasil foi elaborado com o auxílio dos próprios indígenas e apresenta temas que abordam a divulgação da cultura indígena de sete aldeias karajá – as celebrações e rituais; os ofícios, saberes e modos de fazer ritxoko (bonecas karajá); e os seus locais de habitação. As aldeias se estendem pelos estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso e Pará.

Produzida na língua materna karajá e em português, a obra é resultado do projeto “Bonecas de Cerâmica Karajá como Patrimônio Cultural do Brasil: Contribuições para a sua Salvaguarda”, que trabalhou ações de promoção da cultura indígena, seguido da formação de gestores nas comunidades, com o foco no gerenciamento dos bens culturais. Também buscou-se promover o intercâmbio e a troca de saberes entre as comunidades Karajá, com diversas atividades, como a realização de oficinas de capacitação e, por fim, o fortalecimento da língua Inyrybè, que resultou no livro bilíngue.

Serviço: Oficinas: Arte Iny Karajá Patrimônio Cultural do Brasil

Data: 16 a 19 de novembro de 2021

Horário: 19h

Online: Museu Antropológico UFG (https://www.youtube.com/museuantropologicoufg)