Você está aqui:

No ar a partir do dia 29 de outubro, a ‘Grande EnCIRCOpédia Virtual’, do Programa Arte de Toda Gente, reúne vídeos em forma de verbetes sobre o circo no Brasil

Fotos acervos de circos do Brasil. Montagem Raffaella Bompiani

Fotos: acervos de circos do Brasil. Montagem: Raffaella Bompiani

O projeto Bossa Criativa apresenta mais uma atração on-line: a partir de sexta-feira, 29 de outubro, às 18h, será lançada a Grande EnCIRCOpédia Virtual. Os primeiros “vídeos verbetes” dessa enciclopédia digital da atividade circense no Brasil reúnem depoimentos, histórias e números artísticos de mais de 80 circos, que alegram diversas localidades do Brasil. O Bossa Criativa integra o Arte de Toda Gente, programa realizado em parceria entre a Fundação Nacional de Artes – Funarte e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

A EnCIRCOpédia é inspirada no livro homônimo da pesquisadora circense Sula Mavrudis, que também é curadora da iniciativa. O projeto prevê que os 87 registros audiovisuais sejam compostos por narrativas e informações específicas sobre a vida no circo, vindas de famílias que, há muitas gerações, se dedicam à arte do picadeiro – ramo particularmente atingido pelas limitações impostas pela pandemia de covid 19.

Cada um dos vídeos tem como objetivo levar ao público parte do legado dessas famílias e comunidades, geralmente itinerantes. Elas “fazem do circo sua arte, seu ofício, sua casa, carregando mundo a fora suas empresas e moradias, preservando e perpetuando toda uma cultura e um singular modo de vida”, comentam os organizadores. Produzidos, em grande parte, pelos próprios artistas – com as condições que estão a seu alcance –, os trabalhos audiovisuais estarão disponíveis no site www.bossacriativa.art.br e no canal Arte de Toda Gente, no Youtube.

A vída do circo em vídeos

Organizados na forma de verbetes, como numa enciclopédia tradicional, os vídeos documentam as especificidades da vida circense e de seus artistas e de sua rotina nômade; das inúmeras modalidades artísticas do picadeiro; das aventuras, desventuras e sonhos da vida no circo. E retratam, também, a insegurança e os desafios que seus profissionais enfrentam – da dificuldade de execução de seus números cênicos, aos obstáculos burocráticos, preconceitos e indiferença – e que esses artistas têm de vencer a cada nova cidade onde chegam. Problemas que envolvem, por exemplo, a falta de locais adequados para a montagem de suas lonas; e a falta de normas e legislação próprias para que possam realizar suas temporadas artísticas nas diferentes localidades; entre outras questões.

Os registros visuais demonstram a grande diversidade de números artísticos do circo. Também desvendam um pouco do “outro mundo” que existe atrás da cortina que separa o picadeiro das moradias itinerantes, trailers e carretas circenses. São comportamento, estilos de vida e costumes próprios de grupos que, sob as lonas, tem transmitido, seus saberes por tradição oral, de pai para filho, na prática do dia a dia, por um tempo histórico incalculável.

Eles compartilham técnicas, habilidades, excelência e virtude, beleza, magia e mistério, em histórias que são multiplicadas por gente de várias gerações de famílias dedicadas à atividade, em profissões tão complexas quanto variadas: palhaços, trapezistas, malabaristas, acrobatas aéreos e de solo, equilibristas, mágicos, domadores, comedores de fogo, engolidores de espadas, hipnotizadores, dançarinas, bailarinas, icaristas – artista números icários (jogos de movimento equilibrante, realizados com os próprios corpos dos executores); e ainda “secretários de frente”, locutores, capatazes, eletricistas, técnicos de luz, de som, montadores, motoristas, carregadores, vendedores de guloseimas, propagandistas e – parece incrível – mais funções ainda.

O Bossa Criativa

Parceria entre a Funarte e a UFRJ, com curadoria da Escola de Música da universidade, o projeto Bossa Criativa – Arte de Toda Gente foi lançado em 2020. Ele reúne apresentações e oficinas de múltiplas linguagens artísticas, integrantes de várias formas de economia criativa – entre as quais, o circo. O foco da iniciativa é a democratização da cultura, bem como a diversidade e a difusão de todas as artes, de modo inclusivo – com destaque para locais considerados patrimônios culturais da humanidade. A programação é composta, ainda, de festivais, séries, shows curtos, performances, palestras e atividades de capacitação, em vídeos, exibidos em um site específico. Tem participação de artistas de vários lugares do Brasil. O projeto prevê o lançamento de editais para novas propostas culturais; e também um chamamento público, para apresentação de trabalhos de mestrado na área das artes.

A iniciativa faz parte do Programa Arte de Toda Gente. Mais informações no site www.bossacriativa.art.br.

Programa Arte de Toda Gente
Bossa Criativa

29/10 – sexta-feira – 18h

Lançamento da Grande EnCIRCOpédia Virtual do Bossa Criativa

Primeiros vídeos

29 de agosto de 2021, às 18h, no site do projeto www.bossacriativa.art.br e, no Canal Arte de Toda Gente, no Youtube.

Os vídeos, assim como toda a programação gravada do Programa Arte de Toda Gente, permanecerão disponíveis durante toda a duração do projeto.

Realização
Fundação Nacional de Artes – Funarte
Secretaria Especial da Cultura | Ministério do Turismo
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Curadoria: Escola de Música da UFRJ

Atividades e mais informações disponíveis no site: www.bossacriativa.art.br

Informações sobre editais e outros programas da Funarte: www.gov.br/funarte

Cultura, Artes, História e Esportes