Você está aqui:

O evento foi realizado nesta sexta-feira (23), por meio de plataforma virtual

O ensino da capoeira nas escolas do Piauí foi tema de debate promovido pela superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) nesse estado. Realizada nesta sexta-feira (23), por meio virtual, a mesa-redonda reuniu capoeiristas, representantes do governo do estado do Piauí e da sociedade civil.

O evento discutiu a implementação da Lei Estadual nº 5.784 de 29/07/2008, que dispõe sobre o ensino e a prática da capoeira nas escolas da rede pública.

Lei “Capoeira nas escolas”

A Lei Ordinária nº 5.784 de 29/07/2008 foi instituída pelo governo do estado do Piauí, criando o Dia da Capoeira e estabelecendo o ensino da mesma nas escolas públicas estaduais como atividade de integração sócio-cultural e desportiva.

Capoeira

A Roda de Capoeira é registrada como Patrimônio Cultural Imaterial desde 2008, assim como o Ofício dos Mestres de Capoeira. É uma manifestação cultural que envolve canto, toque dos instrumentos, dança, golpes, símbolos e rituais de origem africana.

Presente em todo o território brasileiro e em mais de 150 países, a capoeira tem como características principais o saber transmitido pelos mestres formados na tradição da capoeira; e a roda onde a capoeira reúne todos os seus elementos e se realiza de modo pleno.

Em 2014, a Roda de Capoeira foi reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, pela Unesco, tornando-se um dos símbolos brasileiros mais reconhecidos internacionalmente.

 Serviço:

Mesa-redonda sobre a Lei “Capoeira nas Escolas” do Piauí

Data: 23 de abril

 Assessoria de Comunicação Iphan

comunicacao@iphan.gov.br

Letícia Maciel – leticia.vale@iphan.gov.br

(61) 2024-5512

www.iphan.gov.br

www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr

www.youtube.com/IphanGovBr