Você está aqui:

14.11.2018 – 16:20

O lançamento da segunda edição do projeto Vamos Subir a Serra e uma semana de programações especiais marcam a celebração do Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado no dia 20 de novembro. Realizada pela Fundação Cultural Palmares (FCP), vinculada ao Ministério da Cultura, a semana de eventos iniciada no dia 12 de novembro inclui seminários, exibição de filmes, oficinas de gastronomia e cursos de capacitação. A programação se encerra no próximo dia 19.

Como parte da programação, acontece nesta quarta-feira (14) o Seminário Organização e Cidadania Quilombola, que reúne representantes das comunidades quilombolas de vários estados brasileiros. Todas as atividades serão realizadas em Alagoas, nas cidades de Maceió e União dos Palmares.

De acordo com o presidente da FCP, Erivaldo Oliveira, o seminário é muito importante especialmente pela oportunidade de passar para os quilombolas conhecimentos na área de cooperativismo. “Durante o seminário estamos conectando o Brasil inteiro e trocando experiências com os participantes aqui em Alagoas. Temos representantes quilombolas de vários estados como Rio de Janeiro, Goiás e Tocantins. A ideia é identificar as experiências positivas de cada lugar e replicar em outras regiões. É um trabalho muito interessante”, afirmou.

Ao longo do dia, os moradores das áreas remanescentes de quilombos compartilharão a história de suas comunidades, o surgimento de cada um dos quilombos. “Esses depoimentos tornam o seminário ainda mais rico. O Vamos Subir a Serra é um projeto estruturante, que traz feira do empreendedor e o empreendedorismo afrobrasileiro como um elemento de mobilidade social das comunidades quilombolas”, destacou Erivaldo.

O seminário contará com a participação da diretora de Proteção ao Patrimônio Cultural Afrobrasileiro da Fundação Palmares, Carolina Nascimento, que abordará o tema Cadastro Geral das Comunidades Quilombolas; e da analista de Políticas Sociais da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (SEAD), Josilene Magalhães, que traz o debate sobre associativismo e cooperativismo.

Janete Lima, ex-analista de projetos do setor de responsabilidade social da Eletrobrás e Liliana leite, coordenadora do Instituto de Desenvolvimento do Baixo Sul (IDES), discutirão no seminário, respectivamente, o acesso aos editais de projetos de organização produtiva e a experiência empreendedora das comunidades quilombolas do Baixo Sul da Bahia.

No Parque Memorial Quilombo dos Palmares, em União dos Palmares (AL), acontece a Oficina gastronômica Saberes e Sabores da Terra de Zumbi, com a Chef Mãe Neide Oyá de Oxum e a participação do professor Samuel Barbosa e a gastrônoma Ana Maria Lins. A oficina iniciada no dia 13 segue até o dia 16 de novembro.

 

Vamos Subir a Serra

Nesta quarta-feira (14), às 18h, será realizada a abertura oficial do projeto Vamos Subir a Serra, na Tenda Zumbi dos Palmares, na praça Multieventos da praia de Pajuçara, em Maceió (AL). Criado em parceria com o Centro de Cultura e Estudos Étnicos Anajô, entidade do movimento negro de Alagoas, o projeto pretende proporcionar à comunidade local e à sociedade em geral experiências de caráter educativo, cultural, político, simbólico e gerador de renda, além de firmar o Marco da Consciência Negra enquanto data comemorativa e momento de reflexão.

Serão realizadas atividades específicas e inovadoras, elaboradas para dar evidência ao episódio histórico da luta pela liberdade no solo do Quilombo dos Palmares. O evento reforça a luta por dignidade, respeito, e reconhecimento do povo negro. A programação do Vamos Subir a Serra, que se inicia nesta quarta-feira e vai até segunda-feira (19), se soma à solenidade de celebração do Dia Nacional da Consciência Negra. Com apresentações especiais como o Tributo à Zumbi dos Palmares, a efeméride será celebrada no próprio dia 20, no Parque Memorial Quilombo dos Palmares, na Serra da Barriga em Alagoas.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação / Ministério da Cultura