Você está aqui:

25.07.2018 – 10:52

Estão abertas as inscrições para Encontros com o Cinema Brasileiro, em parceria com o Sundance Film Festival e o IDFA – International Documentary Film Festival Amsterdam. O programa aceita inscrições – até o dia 1º agosto para o IDFA e até 12 de agosto para Sundance – de filmes brasileiros de longa-metragem, de produção independente, já finalizados e que ainda não participaram de exibição internacional ou obras em fase de finalização que já possuam corte provisório de som e imagem.

Os interessados em participar devem preencher o formulário de inscrição online no Portal ANCINE e disponibilizar um link onde esteja disponível para visualização um teaser/trailer, entre 2 e 5 minutos de duração, legendado em inglês. As informações das inscrições e os respectivos links serão repassados à curadoria dos festivais, que selecionarão de dez a doze filmes, dos quais ao menos dois deverão ser, idealmente, realizados por produtoras associadas ao Programa Cinema do Brasil.

 

Comissão

Representando o Festival de Cinema de Sundance, a curadora Heidi Zwicker assistirá aos filmes selecionados em Belo Horizonte, onde também participará da programação da Mostra CineBH / Brasil CineMundi, entre os dias 28 de agosto e 2 de setembro. Já o representante do IDFA não virá ao Brasil. Os filmes que selecionar serão assistidos à distância, sem necessidade de pagar taxas de inscrição no evento.

Clique aqui para acessar o regulamento da 32ª edição do Programa Encontros com o Cinema Brasileiro.

Requisitos

Sundance Film Festival 
O período de inscrições será até as 23h59 do dia 12 de agosto.
Poderão ser inscritos para participar do Encontros com o Cinema Brasileiro filmes brasileiros de longa-metragem (50 minutos ou mais de duração, conforme o regulamento do Festival), de produção independente, que já se encontrem finalizados e ainda não tenham feito sua estreia internacional (ou seja, que não tenham sido ainda exibidos em festivais de cinema fora do território brasileiro); ou que ainda não estejam plenamente finalizados, mas já possuam um corte provisório de imagem/som.

IDFA – International Documentary Film Festival Amsterdam 
O período de inscrições será até as 23h59 do dia 1º de agosto.
Estão aptos à  inscrição filmes documentários brasileiros de longa-metragem (mais de 70 minutos de duração) de produção independente que já se encontrem finalizados e ainda não tenham feito sua estreia internacional (ou seja, que não tenham sido ainda exibidos em festivais de cinema fora do território brasileiro); ou que ainda não estejam plenamente finalizados, mas já possuam um corte provisório de imagem/som.

Encontros com o Cinema Brasileiro

Uma iniciativa da ANCINE, em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE), e com o apoio do Programa Cinema do Brasil, o Programa Encontros com o Cinema Brasileiro tem por objetivo aumentar a visibilidade do cinema brasileiro no mercado internacional, investindo na aproximação das relações com os curadores dos principais festivais do mundo.

O Programa foi planejado levando em conta o calendário de realização dos festivais, aumentando as chances de participação dos filmes brasileiros e, consequentemente, a inserção internacional do nosso cinema.

A participação dos festivais em cada etapa do programa é definida levando em conta o calendário de cada um, para que os encontros aconteçam no período em que está efetivamente sendo feita a escolha dos filmes que integrarão sua programação. Em edições anteriores, já vieram ao Brasil curadores de festivais internacionais de cinema como os de Cannes, Sundance, Veneza, Toronto, Roterdã, Berlim, BAFICI, Locarno, Havana e Roma.

Dúvidas sobre o regulamento ou aspectos específicos do programa Encontros com o Cinema Brasileiro podem ser enviadas pelo e-mail: encontros.cinema@ancine.gov.br.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação / Ministério da Cultura