Você está aqui:

4.9.2018 – 9:45

De 4 a 9 de setembro, a cidade de Pirenópolis (GO) vai receber a quarta edição do IV PirenópolisDoc – Festival de Documentário Brasileiro, que traz documentários de curta e longa metragem de todas as regiões do Brasil, em mostras competitivas e especiais no Cine Pireneus, com entrada gratuita. A programação completa pode ser conferida no site do evento.

O festival recebeu R$ 80 mil em recursos do Ministério da Cultura, por meio de edital de apoio a festivais e mostras audiovisuais, realizado em 2017. Nesta edição, o PirenópolisDoc superou o número de filmes inscritos de todas as edições, tendo recebido um total de 560 documentários de 24 estados e do Distrito Federal.

“São quatro anos de encontros frutíferos com pessoas e obras que nos renderam – e continuam rendendo – trocas e aprendizados incomensuráveis, que renovam a nossa visão de mundo”, afirma a diretoria geral do festival, Fabiana Assis.

O PirenópolisDoc também homenageia a cineasta Helena Solberg, única mulher integrante do Cinema Novo no Brasil. Com mais de cinquenta de carreira, participante dos movimentos políticos pelos direitos das mulheres desde a década de 1960, Solberg sempre trouxe em suas obras essa temática.

A cineasta é convidada especial do festival e estará presente durante toda a semana em Pirenópolis, realizando debates após cada exibição de seus filmes na mostra especial que leva seu nome. A Mostra Retrospectiva Helena Solberg trará obras que foram raramente exibidas para o público brasileiro.

 

Programação

O histórico Cine Pireneus vai abrigar a programação do festival, que contará com exibições gratuitas de 26 documentários selecionados em três mostras competitivas. Uma das novidades desta edição é o Programa Primeiro Corte, laboratório para realizadores de documentários em fase de pós-produção. Além de tutoria, o projeto oferecerá uma consultoria de mercado, pensada para guiar os cineastas sob as perspectivas da venda de documentários no Brasil.

A mostra Conexões Ibero-América: Constelação Patrício Guzmán exibirá filmes raros do cineasta chileno Patricio Guzmán, reconhecido como um dos maiores documentaristas vivos da atualidade. Os filmes trazem uma temática engajada a respeito do passado político do Chile, mas muito pertinente a todos os países da América Latina.

E, pela primeira vez, o PirenópolisDoc realizará uma sessão especial acessível aos portadores de deficiência visual e auditiva, com tradução em libras, audiodescrição e legenda descritiva.

 

Serviço

IV PirenópolisDoc

Data: de 4 a 9 de Setembro de 2018

Local: Cine Pirineus – Pirenópolis (GO)

Informações:  www.pirenopolisdoc.com.br

 

Fonte: Assessoria de Comunicação / Ministério da Cultura