Você está aqui:

A Brasiliana Museus foi lançada com mais de 20 mil itens digitalizados de 21 museus brasileiros

carrossel (1).png

Foto: Diego di Niglio/Museu da Abolição

A riqueza do patrimônio cultural dos museus brasileiros poderá agora ser acessada de maneira ampla pela população. Isso porque o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), entidade vinculada ao Ministério da Cultura (MinC), lançou nesta terça-feira (12), a Brasiliana Museus – plataforma on-line gratuita  destinada a conectar e disponibilizar ao público acervos de museus brasileiros em um repositório acessível ao público, ampliando o alcance dos acervos para além das fronteiras físicas dos museus. O evento foi realizado no Museu do Ipiranga, em São Paulo.

Para a ministra da Cultura, Margareth Menezes, a iniciativa permitirá a democratização do acesso aos museus. “A ideia é gerar visibilidade nacional e internacional aos acervos, muitas vezes acessíveis só a quem visita as cidades onde eles estão localizados. Essa é a democratização da cultura por meio da transformação digital”, avaliou.

A Brasiliana Museus permite explorar e pesquisar coleções de diversas instituições culturais de todo país. Até o momento são mais de 20 mil itens digitalizados de 21 museus brasileiros. Atendendo, assim, a duas premissas do projeto: pluralidade e diversidade.

A ferramenta pretende abarcar diferentes regiões do país, épocas históricas e áreas de conhecimento.

Funcionalidade

A Brasiliana Museus contará com o serviço de busca integrada e curadorias temáticas, que reunirão peças de diferentes museus sobre um mesmo assunto, entre outros recursos. Ferramenta que permitirá ao usuário a escolha de conteúdos específicos.

Projeto

Criada em uma parceria entre o Instituto Brasileiro de Museus e a Universidade Federal de Goiás, a Brasiliana é resultado do fomento ao projeto de pesquisa Tainacan. Ela foi desenvolvida pelo Laboratório de Inteligência de Redes, atualmente com sede na Universidade de Brasília (UnB) e ligado ao Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da UnB.

A iniciativa é um esforços de pesquisa e desenvolvimento de tecnologia para criação de uma solução de software livre que funcione como um coletador, agregador e difusor de objetos culturais oriundos de repositórios digitais de museus brasileiros.

Com informações Ibram.

Fonte: Ministério da Cultura