Você está aqui:

O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), vinculado ao Ministério da Cultura (MinC), lança no dia 13 de junho, às 10h, em Brasília (DF), o Prêmio Pontos de Memória 2023 – Edição Helena Quadros. A iniciativa vai distribuir R$ 1,6 milhão, em 40 prêmios de R$ 40 mil, nas categorias Entidade e Coletivo Culturais. As inscrições ficam abertas de 20 de junho a 7 de agosto.

O evento vai contar com as presenças da ministra da Cultura, Margareth Menezes, da presidenta do Ibram, Fernanda Castro. Também estarão presentes representantes de Pontos de Memória e a filha da homenageada, Camila Quadros.

Voltado a entidades e coletivos culturais que contribuem com a identificação, registro, pesquisa e promoção do patrimônio material e imaterial de grupos, povos e comunidades representativos da diversidade cultural brasileira, o Prêmio tem como objetivo, reconhecer e premiar práticas em museologia social e processos museais comunitários realizados por entidades e coletivos culturais certificados pelo Ibram como Pontos de Memória.

Para a ministra Margareth Menezes, o prêmio reforça a importância de destacar experiências que contribuam para a garantir o direito à memória. “Precisamos cada vez mais reverenciar o trabalho de quem se esforça para registrar o fazer e o viver de povos, comunidades, grupos e movimentos, como um registro do passado, uma reverência ao presente e um legado para o futuro”, diz.

Certificação

Para participar do Prêmio Pontos de Memória 2023 – Edição Helena Quadros é necessário que as entidades e coletivos interessados façam sua certificação junto ao Ibram até o dia 20/07, na página www.gov.br/museus.

Quem foi Helena Quadros 

A educadora paraense Helena do Socorro Alves Quadros, vitimada pela Covid-19 em 2021, atuou de forma marcante no setor educativo do Museu Paraense Emílio Goeldi e foi fundadora do Ponto de Memória da Terra Firme, em Belém (PA), um dos pioneiros do Brasil.

Credenciamento de imprensa

https://docs.google.com/forms/d/1weNU9B7qOrIz_TUv21xOPD4tUbg7zeiOS15t7xCAIX4/edit

Serviço 

Lançamento do Prêmio Pontos de Memória 2023 – Edição Helena Quadros

Dia: 13/06/2023

Local: Auditório Ipê Amarelo, no Bloco B da Esplanada dos Ministérios, sede do Ministério da Cultura (MinC)

Hora: 10h