Você está aqui:

 

Dez anos após o último lançamento, a Fundação Biblioteca Nacional publica o número 38 da revista Poesia Sempre. Concebida pelo poeta, professor e ex-presidente da Fundação Biblioteca Nacional, Affonso Romano de Sant’Anna, em 1991, a revista foi publicada pela primeira vez em 1993. Ao longo do tempo contou com a colaboração de personalidades e nomes de peso para a poesia brasileira como Ferreira Gullar, Antonio Carlos Secchin e Marco Lucchesi, entre tantos outros.

Para o número de reestreia, o tema são os cem anos da Semana de Arte Moderna, de São Paulo, acontecimento-símbolo que marcou oficialmente a introdução do modernismo no Brasil. Para o curador, Érico Nogueira, poeta, doutor em Letras Clássicas, professor de língua e literatura latinas e escritor, “celebrar não significa apenas festejar, mas enseja que se reavalie, repense, critique aquilo que se celebra”. Ainda segundo Nogueira, todo o conteúdo da revista, ao mesmo tempo em que destaca a importância capital da Semana de 1922 para a poesia brasileira, oferece um ponto de vista independente sobre o assunto, fugindo a quaisquer bairrismos e sectarismos redutores.

A edição 38 está disponível para download e consulta gratuitos no site da Biblioteca Nacional. A versão impressa será lançada em breve e estará disponível para venda exclusivamente na Loja do Livro da Biblioteca Nacional, situada no prédio-sede, no Rio de Janeiro.

Link para a publicação no portal aqui.

Fonte: Fundação Biblioteca Nacional