Você está aqui:

Brasil é convidado de honra do 7º Mercado de Indústrias Culturais Argentinas (MICA)

Ministério da Cultura (MinC) selecionará 90 empreendedores culturais de nove setores — audiovisual, circo, dança, teatro, design, editorial, hip hop, música e games — para participarem das rodadas de negócios e atividades formativas da 7ª edição do Mercado de Indústrias Culturais Argentinas (MICA). O Brasil é o convidado de honra deste evento que será realizado entre os dias 1º e 4 de junho, no Centro Cultural Kirchner, em Buenos Aires.

“É um momento no qual podemos estreitar nossas relações e somar essas oportunidades, fortalecer o nosso setor econômico e o intercâmbio entre nossas culturas. Para isso, o Ministério da Cultura do Brasil está abrindo um edital para selecionar profissionais criativos que irão para o MICA na Argentina”, afirmou a ministra Margareth Menezes ao aceitar o convite feito pelo ministro da Cultura da Argentina, Tristán Bauer.

A chamada pública dá sequência à política de promoção internacional da cultura brasileira, estimulada pelo governo do presidente Lula. Com o evento, os Ministérios da Cultura brasileiro e argentino esperam impulsionar encontros entre os desenvolvedores, programadores, editores, diretores, produtores, técnicos e demais gestores culturais de todos os setores.

A proposta de trabalho conjunto quer levar adiante uma valiosa agenda bilateral que vincule os setores das indústrias culturais, que dinamize os intercâmbios comerciais, artísticos e intelectuais entre os dois países, e que promova a associação e complementação das cadeias de valor da economia da cultura.

O Edital destinará R$793 mil para viabilizar a ida e permanência, em Buenos Aires, dos empreendedores culturais selecionados, bem como o retorno ao Brasil. As inscrições estão abertas até às 18h do dia 31 de março de 2023.

No registro, os empreendedores culturais deverão escolher o perfil de participação (vendedor ou comprador). Entre os critérios de avaliação estão a diversidade, a representatividade, a inclusão e a criatividade das propostas. O edital obedecerá, ainda, ao critério de distribuição regional, de forma a contemplar, pelo menos, um vendedor por região brasileira, em cada setor.

Sobre o MICA:

Criado em 2011, o MICA é o evento central do sistema de políticas públicas voltado exclusivamente para a comercialização de produtos e serviços, e para o fortalecimento dos setores das indústrias culturais na Argentina e a nível internacional.

O Mercado tem uma programação pensada para o fortalecimento dos vínculos institucionais, comerciais e artísticos entre países. Visa também a estimular reuniões entre instituições governamentais de cultura da Argentina e de outras nações, e incentivar a celebração de acordos de cooperação entre instituições culturais públicas e/ou privadas.

“Será um momento muito oportuno para aprofundar as relações de amizade entre Argentina e Brasil, promover vínculos, negócios e fortalecer nossas indústrias culturais”, disse o ministro argentino Tristán Bauer sobre a edição de 2023.

Acesse AQUI o Edital de Seleção.

Acesse AQUI o Mapas Culturais para fazer a inscrição.

Acesse AQUI o site oficial do MICA para mais informações.