Você está aqui:

Gestão e sinalização dos sítios, assim como o PAC-Cidades Históricas estiveram entre os pontos apresentados. (Fotos: Érica Morais/CNM)

A valorização e a preservação das cidades reconhecidas como Patrimônio Mundial pela Unesco foi pauta de debate entre o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial (OCBPM) nesta quinta-feira (2). O encontro foi realizado na sede da Confederação Nacional de Municípios (CNM), em Brasília (DF), e reuniu prefeitos e órgãos de cultura e patrimônio cultural nos municípios.

Na ocasião, as instituições puderam dialogar sobre as principais demandas e desafios enfrentados por cada uma das cidades. Temas como sinalização e gestão participativa dos sítios históricos, por meio do restabelecimento dos Comitês Gestores, assim como o fortalecimento do Programa de Aceleração do Crescimento das Cidades Históricas (PAC-Cidades Históricas) foram apresentados como fundamentais para a preservação e a difusão do Patrimônio Cultural.

Na ocasião, o presidente do Iphan, Leandro Grass, apontou como prioridade a criação de Comitês Gestores nas cidades que ainda não possuem e qualificação do trabalho daqueles que já existem. Também pontuou a busca de parceria com ministérios para melhorar a infraestrutura desses  municípios.

“Estamos construindo um acordo de cooperação técnica com a OCBPM para investirmos em ações de conservação e sinalização desses sítios. É importante que as pessoas cheguem no local e saibam que aquele lugar é Patrimônio Mundial e possam conhecer os pontos mais importantes da cidade”, acrescentou o presidente. “Esse momento de escuta é indispensável para a política de patrimônio, permitindo a elaboração conjunta de planos de ação para esses sítios”, completou.

“Esse é um momento de trabalho e articulação que nos permite conhecer as demandas de cada cidade para que possamos apontar ações concretas e estratégicas para o patrimônio”, ressaltou o presidente da OCBPM, Mário Nascimento.

Os representantes dos municípios também reforçaram a necessidade de promover ações de Educação Patrimonial, assim como a salvaguarda de bens imateriais para fortalecer a identidade e sentimento de pertencimento da população.

Mais informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação Iphan
comunicacao@iphan.gov.br

www.gov.br/iphan
www.instagram.com/iphangovbr/
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr