Você está aqui:

Por meio do concurso, serão selecionados projetos de artes visuais com inspiração no evento histórico

Mural criado durante o evento FUNARTE, no Rio de Janeiro (Crédito: Equipe FUN ARTE – Arte em Circuito)

Foi publicado o Edital Prêmio Funarte Murais do Centenário da Semana de Arte Moderna. Com abrangência nacional, a ação integra o conjunto de iniciativas relacionadas aos cem anos do evento – considerado um dos marcos artístico-culturais mais importantes do Brasil. O concurso tem como meta a seleção de projetos de artes visuais específicos para murais. As obras devem ser inspiradas, “estética e/ou simbolicamente”, no Centenário da Semana de Arte Moderna. Serão contempladas cinco propostas, com um valor de R$50 mil cada uma.

Na confecção das peças artísticas devem ser utilizadas as técnicas do grafite, podendo ser combinadas com stencil, “3d art”, “sticker art”, lambe-lambe e outros – a intenção é priorizar o uso de materiais sustentáveis. Cada mural a ser produzido deverá ter metragem mínima de cem metros quadrados.

Podem se inscrever no processo seletivo “pessoas físicas, brasileiras natas ou naturalizadas, maiores de 18 anos; e pessoas jurídicas, com ou sem fins lucrativos, de natureza cultural, atuantes na área das artes visuais”, estabelece o edital. A pessoa física pode concorrer individualmente ou como representante de um coletivo.

Os ganhadores terão que produzir seus trabalhos em espaços públicos com grande circulação de pessoas.

As inscrições estarão abertas no período de 45 dias, contados a partir do primeiro dia útil após a publicação da portaria que institui este edital, no Diário Oficial da União – ou seja, a partir do dia 17 de junho de 2022, sexta-feira, até às 17h59min do dia 1º de agosto de 2022.

O Edital Prêmio Funarte Murais do Centenário da Semana de Arte Moderna foi publicado no Diário Oficial da União no dia 15 de junho​ deste ano.

Mais informações aqui, na página do edital.