Você está aqui:

Ação faz parte do processo de recadastramento e georreferenciamento de 70 sítios arqueológicos realizado pelo Iphan- RR

Pinturas rupestres encontradas em Roraima remontam mais de 4 mil anos. (Foto: Acervo Iphan)

Pinturas rupestres encontradas em Roraima remontam mais de 4 mil anos. (Foto: Acervo Iphan

Durante este mês de abril, comunidades indígenas do estado de Roraima (RR) participam de oficinas de Educação Patrimonial e Georreferenciamento de Sítios Arqueológicos. A ação é promovida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), autarquia federal vinculada à Secretaria Especial de Cultura e ao Ministério do Turismo. 

As oficinas têm início nesta terça-feira (12), com duração de dois dias cada uma. Serão realizadas atividades em quatro comunidades diferentes, alcançando moradores das proximidades. Também haverá apresentação na capital, Boa Vista (RR), envolvendo organizações indígenas e instituições de educação e cultura.  

A ação faz parte do processo de recadastramento e georreferenciamento de 70 sítios arqueológicos realizado pelo Iphan no estado de Roraima. É um retorno às pessoas que vivem perto desses locais. 

Serão abordados temas relacionados ao Patrimônio Cultural e arqueologia. O objetivo é promover o debate sobre a preservação dos sítios arqueológicos, apresentando a legislação sobre o assunto e o papel do Iphan nesta missão. Também serão apresentados conhecimentos básicos sobre georreferenciamento e ferramentas gratuitas que podem auxiliar neste trabalho. 

“O objetivo é aproximar o Iphan e a população, compartilhando conhecimento com os moradores do entorno dos sítios arqueológicos. Eles são os principais protetores desse patrimônio”, explica a arqueóloga do Iphan-RR, Rafaela Regina Pascuti Leal, organizadora da ação. 

No trabalho de recadastramento e georreferenciamento, os sítios são identificados, delimitados e caracterizados para atualização das Fichas de Cadastro de Sítios Arqueológicos, no Sistema Integrado de Conhecimento e Gestão do Iphan (SICG). O cadastro no banco de dados possibilita o acesso à população e forma subsídios para elaboração de políticas públicas voltadas para a gestão desses bens. É uma maneira de promover a salvaguarda e documentação do Patrimônio Arqueológico no estado de Roraima.  

Serviço: 

Oficinas de Educação Patrimonial e Georreferenciamento de Sítios Arqueológicos
Data: 12 a 26 de abril
Horário: 8h30 às 18h 

Locais:
12 e 13 de abril
Local: Comunidade Indígena Boca da Mata, Alto São Marcos, Pacaraima (RR). 

14 e 15 de abril
Local: Comunidade Indígena Maruai ou Roça, Médio São Marcos, Pacaraima (RR). 

18 e 19 de abril
Local: Comunidade Indígena Campo Alegre, Baixo São Marcos, Pacaraima (RR). 

21 e 22 de abril
Local: Centro Indígena de Formação e Cultura Raposa Serra do Sol, Comunidade Indígena Barro, Região do Surumu, Pacaraima (RR). 

25 e 26 de abril
Local: Instituto de Antropologia da Universidade Federal de Roraima (INAN-UFRR), sala 02.
Endereço: Av. do Contorno, Bairro Aeroporto, Boa Vista (RR). 

 Fonte- Iphan

Assessoria de Comunicação Iphan
comunicacao@iphan.gov.br
(61) 2024-5516
Letícia Maciel – leticia.vale@iphan.gov.br 

https://www.gov.br/iphan/
www.facebook.com/IphanGovBr 
www.twitter.com/IphanGovBr 
www.youtube.com/IphanGovBr 

Categoria

Cultura, Artes, História e Esportes