Você está aqui:

O Museu Solar Monjardim (MSM/Ibram) disponibilizou nesta sexta-feira o seu acervo digital na plataforma Tainacan.São 77 imagens pertencentes à coleção de objetos litúrgicos e arte sacra do acervo museológico, além de vários documentos históricos do acervo arquivístico do Museu, tais como jornais, manuscritos, diplomas e outros impressos, que foram digitalizados e disponibilizados na plataforma.

Localizado em Vitória (ES), o Museu Solar Monjardim reabriu ao público na primeira quinzena de setembro após a realização de obras estruturais. Na reabertura, o MSM apresentou a montagem de uma exposição temporária com peças da sua coleção de arte sacra. Tida como uma das maiores e mais significativas do Espírito Santo, boa parte das peças dessa coleção não eram exibidas há mais de 50 anos e, agora, também estão acessíveis ao público pela internet.

Para o diretor do MSM, Evaldo Portela, a iniciativa possibilita o acesso a esse importante acervo, não só para a sociedade capixaba, mas também para pesquisadores e interessados em arte religiosa de diferentes regiões, ampliando consideravelmente a difusão do conhecimento promovida pelo museu. Com o Museu Solar Monjardim, já são vinte museus Ibram com acervos na plataforma Tainacan.

Programa Acervo em Rede e o projeto Tainacan

O Programa Acervo em Rede tem como objetivo promover a democratização do acesso digital aos bens culturais musealizados, promovendo também a digitalização e a documentação dos acervos das instituições museológicas na internet.

Desenvolvido como software livre, o Tainacan é uma plataforma para a criação de repositórios digitais que pode ser utilizada por qualquer interessado em publicar os seus acervos online, e possibilita a integração de acervos digitalizados.

A publicação “Acervos Digitais nos Museus: manual para realização de projetos”,disponível para download gratuito, tem o objetivo de ajudar os profissionais e cidadãos interessados no tema a identificar novas práticas e tecnologias para seus projetos de acervos digitais.

Fonte – Ibram