Você está aqui:

O Museu da República (MR/Ibram) lançou, na quarta-feira (23), sua página na plataforma Google Arts & Culture. O visitante poderá conhecer, pela internet, um conjunto de 86 imagens do acervo do Museu da República, disponíveis em quatro exposições virtuais: “Nosso Sagrado”; “Fazendo a ‘Pátria”, sobre o famoso quadro de Pedro Bruno; “De olho no ‘Compromisso Constitucional’”, sobre o quadro de Aurélio de Figueiredo; e “De Palácio a Museu”, que mostra a história do Palácio do Catete, sede da Presidência da República entre 1897 e 1960, e de seu Jardim Histórico.

Além do Museu da República, outros seis museus Ibram têm páginas no Google Arts & Culture. O lançamento da página do Museu da República na plataforma integra a programação da 15ª Primavera dos Museus.

Nosso Sagrado

A exposição “Nosso Sagrado: a construção de uma herança fraterna” é composta por 10 itens do acervo Nosso Sagrado, que reúne objetos utilizados em cerimônias de religiões de matriz africana no Brasil. O lançamento da exposição marca o primeiro ano da chegada desse importante acervo ao Museu da República, ocorrida em 21 de setembro de 2020.

Fotografadas por Oscar Liberal, os itens disponíveis na mostra virtual foram selecionados de modo a dar uma visão geral dos tipos de objetos que compõem a coleção que se formou a partir da apreensão pela polícia de objetos religiosos em casas de candomblé e de umbanda na cidade do Rio de Janeiro, durante as primeiras décadas da República.

A comunidade de Santo sempre reivindicou a retirada desses objetos do domínio policial. Sua transferência do Museu da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro para o Museu da República é hoje percebida como uma reparação de justiça.

Maria Helena Versiani, historiadora do Museu da República, elaborou os textos a partir do trabalho de pesquisa sobre a coleção que vem realizando com o historiador Eduardo Possidônio. As autoridades religiosas Mãe Meninazinha de Oxum, Mãe Nilce d’Iansã, Mãe Marcinha de Oxum e Roberto Braga Tata Luazemi atuaram como consultores especiais na identificação dos objetos.

Dentro da exposição virtual, os usuários podem ter acesso a informações museológicas detalhadas sobre cada uma das 10 peças (nome, descrição, tamanho, material etc).

Cultura, Artes, História e Esportes