Você está aqui:

Curso Técnico em Arte Circense, estabelecido pela Funarte, tem a cooperação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ)

A Fundação Nacional de Artes – Funarte anuncia a retomada das ações presenciais na Escola Nacional de Circo nesta segunda-feira, dia 6 de setembro. Os alunos da turma 2019/2021 do Curso Técnico em Arte Circense da instituição, além de professores e funcionários, regressaram ao local para as atividades pedagógicas. A escola estava fechada desde o início da pandemia da covid 19.

Alunos, professores e funcionários retornam à Escola Nacional de Circo – Foto: divulgação

O Curso Técnico em Arte Circense foi estabelecido pela Funarte em cooperação com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). A consolidação do calendário de aulas ou a adaptação da grade curricular ficam sob a responsabilidade do IFRJ. A Escola Nacional de Circo/Funarte deve acompanhar o calendário geral do Instituto e fornecer os meios para a realização da grade curricular.

Escola Nacional de Circo retoma as atividades presenciais – Foto: divulgação

O Presidente da Funarte, Tamoio Athayde Marcondes, reafirma o compromisso com a Escola Nacional de Circo e sua importante história, informando que, em breve, “será iniciada a elaboração de um plano de trabalho a ser firmado em nova relação jurídica junto à IFRJ, a fim de possibilitar a realização dos cursos vindouros, atendendo aos princípios da administração pública, o interesse público e garantindo uma Escola Nacional de Circo de excelência”.

Sobre a Escola Nacional de Circo

Inaugurada em 1982, a Escola Nacional de Circo foi criada pelo circense Luiz Olimecha e pelo produtor cultural Orlando Miranda – então presidente do Instituto Nacional de Artes Cênicas, incorporado à Funarte. A instituição prepara artistas profissionais para atuar em circos de lona e em diversos setores das artes e cultura.

Desde 2015, o Curso Técnico em Arte Circense, oferecido pela entidade, é reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). A escola, localizada na cidade do Rio de Janeiro, é referência para toda a América Latina no campo da formação em Circo.

Fonte – Funarte