Você está aqui:

Em sua 31º edição, o evento propiciará um espaço alternativo de aprendizagem, práticas, reflexões e produção artístico-cultural

Em sua 31º edição, o evento propiciará um espaço alternativo de aprendizagem, práticas, reflexões e produção artístico-cultural

Entre os dias 21 a 25 de agosto, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) promoverá uma série de atividades que integrarão a programação da 31º edição do Festival de Inverno da Universidade Federal do Paraná (UFPR) – do tradicional ao digital. O Iphan é parceiro do evento desde a sua primeira edição, que acontece, tradicionalmente, no município de Antonina (PR), litoral do estado. Assim como na edição anterior, devido à pandemia, o evento será realizado virtualmente e o objetivo central do projeto é abordar o patrimônio natural e cultural do litoral paranaense.

Nesta edição, a participação do Iphan estará dividida em três momentos: apresentação da exposição Paisagens Caiçaras, que é fruto de uma parceria entre a superintendência do Iphan do Paraná, a UFPR e as comunidades detentoras do Fandango Caiçara no litoral brasileiro; o lançamento de uma série de podcasts com oito episódios produzidos pelo Coletivo de Salvaguarda do Fandango Caiçara; e a  ministração da oficina “Territórios Educativos”, uma ação de Educação Patrimonial que estará na programação do Festival durante três dias.

Confira a programação detalhada do Iphan no evento:

Exposição Virtual: Paisagens Caiçaras
Data: 21 a 25/08 (de sábado a quarta-feira)

Rancho de canos na Praia Vermelha. Foto: Rufo SilvaA mostra é constituída como um espaço de compartilhamento, apropriação e difusão de narrativas sonoras, imagéticas e audiovisuais sobre temas relacionados ao universo caiçara.  Por meio das mais variadas poéticas, a exposição busca fomentar o diálogo entre diferentes atores sociais a respeito dos modos de ser, estar e viver no território caiçara (geográfico e simbólico) e das memórias dos coletivos caiçaras que habitam o Brasil, do litoral sul fluminense ao litoral norte de Santa Catarina.

São trabalhos e registros produzidos por pessoas de formações heterogêneas (detentores, pesquisadores, artistas, estudantes, professores, entre outros), e que foram enviados de modo colaborativo, resultando em uma experiência sensível e plural, construída por muitas mãos, como nos mutirões.

Clique aqui e acesse o catálogo da exposição Paisagens Caiçaras em PDF.
Clique aqui para visualizar o catálogo da exposição Paisagens Caiçaras pela plataforma ISSU.

Webnário de lançamento da série de podcasts “Fandango de Moda em Moda: “Sons e Territórios Caiçaras”
Data: 22/08/2021 (domingo)
Horário: 17h
Link para participar: https://meet.jit.si/PaisagensCaicaras
Clique aqui para ouvir os podcasts

Imagem evento podcast

Promovida pelo Iphan e produzida pelo Coletivo de Salvaguarda do Fandango Caiçara, a série de podcasts é composta por oito episódios, que integrarão a exposição Paisagens Caiçaras, espaço permanente de compartilhamento de conteúdo sobre a Cultura Caiçara.

O público em geral poderá ouvir todos os áudios na playlist criada no canal oficial do Iphan no YouTube. A série “Fandango de Moda em Moda:Sons e Territórios Caiçaras” será lançada em roda de conversa online com a participação dos realizadores, entrevistados e comunidade envolvida na criação, com o objetivo de compartilhar o processo de elaboração e gravação dos podcasts.

fandangos caiçaras

Entre os principais objetivos do projeto, estão: difundir a diversidade musical presente no território caiçara, promover a troca de saberes e conexão entre a rede de detentores do Fandango Caiçara, além de documentar a cultura caiçara por meio de entrevistas com os mestres.

“Os episódios de podcasts representam uma ação de difusão e ferramenta de educação patrimonial que contribui com o Plano de Salvaguarda do Fandango Caiçara, bem registrado pelo Iphan como Patrimônio Cultural brasileiro desde 2012”, declarou a superintenente do Iphan-PR, Rosina Parchen. “É uma iniciativa protagonizada pelos detentores, estando eles próprios entre os realizadores dos episódios de forma orgânica”, completou.

Oficina Territórios Educativos
Data: 23 a 25/08 (de segunda a quarta-feira)
Horário: 14h às 17h
Ministrante: Lia Ono (Técnica do Iphan)

A ação propõe diálogos sobre o Patrimônio Cultural, a partir das referências culturais de Antonina (PR) e do território caiçara. Serão abordados conceitos e práticas no campo da Educação Patrimonial, com ênfase no desenvolvimento de Inventários Participativos. Considerando que o território vai muito além de uma demarcação espacial, os participantes são convidados a uma imersão no território da perspectiva de quem vê um lugar repleto de conhecimentos, trocas de saberes, subjetividades, tecnologias, biodiversidade, filosofias e tradições.

Uma das atividades práticas dos grupos participantes será a elaboração de propostas educativas para a exposição Paisagens Caiçaras, com o intuito de contribuir para a inserção da temática nas escolas e demais espaços de aprendizagem. Os trabalhos resultantes da oficina integrarão a mostra.

Serviço

31º Festival de Inverno da UFPR em Antonina – do tradicional ao digital.
Data de abertura do evento21/08 (sábado)
Horário: 16h
Local: transmissão pelo YouTube do Festival de Inverno da UFPR
Cllique aqui e confira a programação completa do Festival

Créditos:

Imagem 1 – Praia da Enseada em São Sebastião/SP, por Carlos Henrique Leite
Imagem 2 – Paisagens Caiçaras de Ilhabela/SP, por Aurélio Rufo
Imagem 3 – Registro dos bailes de Fandango Caiçara de Paranaguá/PR, por Ivan Ivanovick

Mais informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação Iphan
comunicacao@iphan.gov.br
Juliana Brascher – juliana.brascher@iphan.gov.br
(61) 2024-5512
https://www.gov.br/iphan
www.facebook.com/IphanGovBr  |  www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr