Você está aqui:

do Mercado das Indústrias Criativas do Brasil (MICBR). Os interessados podem se inscrever até o dia 12 de agosto.

Realizado no período de 26 a 29 de outubro, o evento conta com a participação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), autarquia federal vinculada à Secretaria Especial da Cultura (Secult) e ao Ministério do Turismo.

Esta é a segunda edição do MICBR, que ocorre em formato virtual. Serão selecionados até 270 empreendedores de diferentes setores da economia criativa: artes cênicas (circo, dança, teatro), artesanato, audiovisual e animação, design, jogos eletrônicos, moda, editorial e música, além da área de museus e patrimônio.

Em cada categoria serão selecionados até 30 empreendedores, que poderão participar como compradores ou vendedores. Haverá cotas por região, buscando a participação de representantes de todo o país nas atividades.

Área de museus e patrimônio

Podem se inscrever nesta categoria empreendedores que atuam com projetos de natureza museológica e/ou patrimonial em museus e instituições culturais como prestadores de serviços relacionados a exposições, conservação e restauração (de obras de acervos ou de bem imóvel patrimonial ou museal), programas educativos e curadoria.

Também estão aptos a participar profissionais que atuem com a gestão de museus, planos museológicos e planos de gestão de riscos, reformas, construção e restauração arquitetônica, consultoria em captação de recursos, desenvolvimento de produtos inspirados em acervos e bens culturais, soluções em comunicação, marketing e gestão da marca, soluções tecnológicas para exposições, reservas técnicas, luminotécnica, segurança, acessibilidade e outros, bem como em exploração de espaços comerciais em museus e instituições culturais.

Sobre o MICBR

O Mercado das Indústrias Criativas do Brasil (MICBR) é uma iniciativa conjunta da Secult, do Ministério do Turismo e da Organização dos Estados Ibero-americanos para Educação, Ciência e Cultura (OEI). O evento reúne empreendedores culturais do Brasil e de diversos outros países para participação em atividades de negócios, com o objetivo de impulsionar a profissionalização dos agentes culturais brasileiros e a internacionalização da produção cultural brasileira.

A primeira edição do evento foi realizada no ano de 2018, e contou com a participação de 406 empreendedores de 25 países, além do Brasil, resultando em U$ 5,4 milhões gerados apenas nas rodadas de negócios.

Apoio

Os selecionados para o MICBR 2021 receberão o apoio da Secretaria Especial da Cultura, incluindo as seguintes ações:

– Inscrição gratuita no evento;
– Cadastro pela Secretaria Nacional da Economia Criativa e Diversidade Cultural na plataforma oficial do evento para participação nas rodadas de negócios;
– Participação em oficina de capacitação prévia às rodadas de negócios.

Inscrições

O período de inscrições teve início no dia 29 de junho e vai até o dia 12 de agosto. Para se candidatar, os interessados devem realizar cadastro prévio na plataforma Mapas da Cultura. Depois, é necessário preencher o formulário online.

Os candidatos que tiverem dúvidas sobre o processo de inscrições podem conferir o tutorial disponível aqui.

Para mais informações, basta acessar o edital completo do MICBR 2021.

Mais informações para a imprensa:

Assessoria de Comunicação Iphan

Letícia Maciel – 
(61) 2024-5512

www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr  |  www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr

Fonte – Iphan