Você está aqui:

Programa é realizado em parceria entre a Funarte e a UFRJ

Programa da Funarte, em parceria com a UFRJ, promove um levantamento nacional de projetos sociais ligados a orquestras, artes, patrimônio e acessibilidade

A data final para cadastro no Mapeamento de Projetos Sociais Arte de Toda Gente foi prorrogada para 30 de maio, domingo. O trabalho inclui iniciativas relacionadas com música, outras artes, patrimônio, inclusão e acessibilidade.  O levantamento será uma base valiosa para novas ações dos projetos Sistema Nacional de Orquestras Sociais (Sinos), Bossa Criativa e Um Novo Olhar (UNO), que integram o programa Arte de Toda Gente, desenvolvido em parceria pela Fundação Nacional de Artes – Funarte e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com curadoria de sua Escola de Música. Acesse o formulário de cadastro aqui.

O mapeamento é realizado com a união de informações revisadas de pesquisas anteriores, atualizações e a coleta de novos dados e cadastros. O trabalho começou elaboração de uma grande planilha, reunindo os dados de levantamentos e pesquisas já existentes sobre esses projetos sociais. Em processo de revisão, esse arquivo inicial foi usado para a criação de uma lista de e-mails de representantes das iniciativas, para os quais será enviado um questionário. Deste constarão perguntas sobre a localização, linhas artísticas, número de alunos, ferramentas e outros dados, de forma a traçar um perfil completo de cada um dos projetos. O objetivo da ação é “ conhecer mais para atuar melhor”, resume a assessoria do Arte de Toda Gente.

O prazo para consultas e novas inclusões no site www.artedetodagente.art.br é o mesmo estipulado para a resposta dos questionários. Para garantir o maior número de respostas possível, a equipe de pesquisa fará, também, contato direto com os representantes pré-relacionados. Todos os dados serão consolidados e revisados. Depois a equipe vai se dedicar a tentar preencher as eventuais lacunas da pesquisa – que podem ser: regiões sobre as quais não se possui muita informação; projetos que ainda não estão mapeados; os que surgiram mais recentemente; ou outros, que estavam listados mas deixaram de existir.

O trabalho, porém, não vai se limitar à coleta de dados, envio e publicação de questionários. Após o processamento das respostas recebidas, numa segunda fase – que deve começar no segundo semestre de 2021 – serão feitos, também, contatos com secretarias de educação, de cultura e outros órgãos, municipais e estaduais, para complementar o levantamento.

“A pesquisa deveria sempre se a base de todo o trabalho de políticas de cultura, pois ela mostra a real situação na qual você pretende interferir”, diz Bruna Leite, coordenadora de projetos sociais do Arte de Toda Gente e responsável pelo mapeamento. “A partir do que encontrarmos, poderemos atuar de forma muito mais assertiva. Afinal, os projetos nos indicarão quais são as suas reais necessidades. Poderemos conjugar essas demandas com o que podemos oferecer, da melhor maneira possível”, explica Bruna.

Acesse o formulário de cadastro aqui

“Live” de lançamento

Para marcar a apresentação do Mapeamento de Projetos Sociais, foi realizada uma “live”, no dia 13 de abril, terça-feira, acessível pelo canal Arte de Toda Gente, no Youtube (abaixo). Participaram da discussão o professor e coordenador do Sinos (e mediador), André Cardoso; a violinista e professora do Sinos, Carla Rincón; a professora e servidora técnica em assuntos culturais da Funarte, Maya Suemi Lemos; o maestro da Fundação Francisca Fernandes Claudino (FUNFFEC), do Município de Luis Gomes (RN), Leandro Oliveira; o maestro, vice-diretor da Escola de Música (EM) da UFRJ e coordenador do Arte de Toda Gente, Marcelo Jardim; e o diretor-editor da Revista Concerto, Nelson Rubens Kunze.

Arte de Toda Gente, parceria Funarte/UFRJ

O programa Arte de Toda Gente reúne três iniciativas, desenvolvidas em parceria pela Funarte e a UFRJ, com curadoria da Escola de Música da universidade.

Uma das ações é o projeto Bossa Criativa – Arte de Toda Gente, um conjunto de apresentações e oficinas, de diversas linguagens artísticas e manifestações da economia criativa, exibidos no site. O foco é a democratização da cultura, bem como a diversidade e a difusão de todas as artes, de modo inclusivo. Mais informações no site: www.bossacriativa.art.br.

A segunda iniciativa é o Sistema Nacional de Orquestras Sociais (Sinos), direcionado para a capacitação de regentes, instrumentistas, compositores e educadores musicais; com apoio a projetos sociais de música que contribem para o desenvolvimento das orquestras-escola de todo o país. A atuação do Sinos se dá por meio de cursos, oficinas, concertos e festivais e também com a produção de material didático de apoio, partituras e publicações – disponíveis no site www.sinos.art.br.

Já o projeto Um Novo Olhar (UNO) tem como alvo promover a inclusão e o acesso de crianças, jovens e adultos com algum tipo de deficiência, por meio das artes e da capacitação de professores e de regentes para coro. O projeto inclui, ainda, apresentações online de artistas e vídeo “podcasts” (“vodcasts”) sobre arte e acessibilidade, “lives” e encontros e seminários virtuais, além de uma série de publicações, disponíveis no site www.umnovoolhar.art.br.

Mapeamento de Projetos Sociais Arte de Toda Gente

Acesse o formulário de cadastro aqui

Assista abaixo à “live” de lançamento da ação

Realização
Fundação Nacional de Artes – Funarte
Secretaria Especial da Cultura | Ministério do Turismo
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Curadoria: Escola de Música da UFRJ

Atividades e mais informações disponíveis em www.artedetodagente.art.br e nos sites dos projetos (acima)

Informações sobre outros programas da Funarte: www.funarte.gov.br

Com informações da Assessoria de Comunicação do Programa Arte de Toda Gente

Fonte – Funarte