Você está aqui:

A salvaguarda da capoeira no Piauí se relaciona com a meta 04 do PNC.

A reunião mobiliza capoeiristas do Piauí e será realizada no dia 13 de março

Com o objetivo de discutir sobre a proteção e valorização da capoeira, a o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico (Iphan) no Piauí mobiliza capoeiristas para elaboração conjunta de diretrizes para o Plano de Salvaguarda desse bem cultural no estado. A reunião está prevista para o dia 13 de março, às 14h, e será realizada via Google Meet.

Durante a reunião, será criada uma comissão para construção do Plano de Salvaguarda para a roda de capoeira e para o ofício de mestres de capoeira. Também serão discutidos os encaminhamentos sobre o projeto “Capoeira nas escolas”, assim como será criada uma comissão para elaboração de livros sobre os mestres de capoeira no estado do Piauí.

Capoeira

A Roda de Capoeira está registrada como Patrimônio Cultural Imaterial desde 2008, assim como o Ofício dos Mestres de Capoeira. É uma manifestação cultural que envolve canto, toque dos instrumentos, dança, golpes, símbolos e rituais de origem africana.

Presente em todo o território brasileiro e em mais de 150 países, a capoeira tem como características principais o saber transmitido pelos mestres formados na tradição da capoeira; e a roda onde a capoeira reúne todos os seus elementos e se realiza de modo pleno.

Em 2014, a Roda de Capoeira foi reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, pela Unesco, tornando-se um dos símbolos brasileiros mais reconhecidos internacionalmente.

Serviço:
Reunião de salvaguarda capoeira no Piauí
Data: 13 de março, às 14h

Acesso: https://meet.google.com/uiy-vnqq-xhy  

 Assessoria de Comunicação Iphan

comunicacao@iphan.gov.br

Letícia Maciel – leticia.vale@iphan.gov.br

(61) 2024-5512

www.iphan.gov.br

www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr

www.youtube.com/IphanGovBr