Você está aqui:
Entre os prêmios oferecidos aos estudantes, estão oficinas de produção audiovisual ministradas pelo Centro Técnico Audiovisual da Secretaria Especial da Cultura do Ministério da Cidadania

publicado: 09/08/2019 18h53, última modificação: 15/08/2019 17h55
Foto: Renan Prado

Uma parceria entre o Centro Técnico Audiovisual (CTAv) do Ministério da Cidadania, a MultiRio e a RioFilme vai selecionar e premiar produções audiovisuais criadas entre 2017 e 2019 por alunos de escolas públicas do Rio de Janeiro. O Festival MultiRioFilme foi lançado nesta sexta-feira à tarde, na RioFilme.

A iniciativa visa reconhecer criações audiovisuais de estudantes de instituições municipais, com auxílio de professores, em quatro categorias: Educação Infantil, 1° ao 5° ano, 6° ao 9° ano e Programa de Educação de Jovens e Adultos (Peja). As inscrições para o Festival MultiRioFilme começam em setembro. A cerimônia de premiação, prevista para novembro, ocorrerá no histórico Cine Odeon, com a exibição dos trabalhos selecionados.

A MultiRio é uma empresa pública vinculada à Secretaria Municipal de Educação e dedica-se a produzir conteúdo de mídia educativa. Atualmente, disponibiliza em torno de sete mil títulos no site, criados para o compartilhamento de informações e conhecimentos. O Rio de Janeiro tem umas das maiores redes municipais de ensino da América Latina: são 1.540 escolas e 650 mil alunos. Para o presidente da MultiRio, Adolpho Konder, o Festival MultiRioFilme vai revelar e motivar instituições e alunos que realizam produção audiovisual.

“É uma forma de mapear iniciativas que têm acontecido na rede, a gente já conhece muitas, mas como é uma rede muito grande a gente quer incentivar cada vez mais essas iniciativas de produção audiovisual. É fundamental, sem sombra de dúvidas, do ponto de vista pedagógico, que a gente incentive cada vez mais a reflexão dos jovens através da cultura – e da cultura do audiovisual –, que é tão importante para o nosso país”, afirma.

Empresa vinculada à Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, também comprometida com o festival, a RioFilme tem 27 anos no mercado. Neste período, já produziu 490 filmes. Para o presidente da instituição, Marco Aurélio Marcondes, o projeto ajuda a resgatar a autoestima da comunidade escolar e, mais do que isso, dos cariocas. “É fundamental para a cidade neste momento em que ela precisa recuperar a sua autoestima. A ideia do pertencimento, a ideia de que a cidade pertence à cidadania. O audiovisual é uma maneira de expressão cada vez mais difundida entre os jovens”, enfatiza.

Oficinas de produção audiovisual

Os vencedores e suas escolas ganharão oficinas de produção audiovisual ministradas pelo Centro Técnico Audiovisual da Secretaria Especial da Cultura do Ministério da Cidadania. O secretário Henrique Pires comemora a realização do festival.

“A possibilidade de colocar alguns jovens em contato com a produção audiovisual é sensacional. Hoje, grande parte deles têm à disposição o equipamento acoplado em um telefone, que permite que eles façam filmes, fotografem, e que registrem o que está acontecendo no entorno deles. Isso pode ser um fator que ajude a desenvolver novos talentos, novas capacidades, novos integrantes dessa cadeia produtiva do audiovisual que para nós é fundamental ativar, estimular”, destaca.

O CTAv apoia o desenvolvimento da atividade audiovisual brasileira, oferecendo ferramentas e estimulando processos criativos, com foco na formação e capacitação para o mercado de trabalho. Para o secretário do Audiovisual da Secretaria Especial da Cultura, Ricardo Rihan, o centro técnico está alinhado ao crescimento do setor audiovisual no Brasil.

“Olhando para o futuro, precisamos refletir sobre quais são os tipos de empregos que teremos. Certamente, a atividade de criação de propriedade intelectual será um dos mais importantes geradores de empregos. Atrair os nossos jovens para esta atividade é extremamente positivo para o desenvolvimento econômico do país”, enfatiza Rihan.

Entre os principais serviços do CTAv, estão: apoio a mostras e festivais nacionais, capacitação audiovisual, empréstimo de equipamentos de filmagens, trabalho técnico de mixagem em obras audiovisuais e cessão de estúdio. Para saber mais, acesse: ctav.gov.br.

Assessoria de Comunicação
Secretaria Especial da Cultura
Ministério da Cidadania