Você está aqui:

Por conta das obras, que têm duração prevista de 120 dias, museu ficará fechado à visitação durante o período

(publicado: 22/01/2019 11h39, última modificação: 22/01/2019 11h40)

O custo total estimado da obra de restauração da cobertura do Museu Regional de São João del-Rei é de R$ 233.360,26 (Foto: Ibram)

O Museu Regional de São João del-Rei, que integra a rede Ibram em Minas Gerais, deu início a obras de restauração de sua cobertura. Contratada por meio de licitação aberta em dezembro passado, a obra abarcará o telhado do edifício principal do museu e de sua biblioteca, que funciona em prédio contíguo.

A intervenção inclui a recuperação da estrutura do telhado com substituição de parte das peças, que deverão copiar fielmente as existentes. Prevê ainda a limpeza e reassentamento de telhas cerâmicas e assentamento de novas telhas artesanais no mesmo material e modelo, além de limpeza de forro e calhas, imunização do madeiramento da cobertura e impermeabilização da laje.

O objetivo é enfrentar pontos de gotejamento e ocorrência de entupimento no escoamento de águas pluviais da cobertura do prédio histórico. O custo total estimado da obra é de R$ 233.360,26. A previsão é de que a intervenção física dure cerca de 120 dias.

Por conta das obras, o Museu Regional de São João del-Rei ficará fechado à visitação durante o período. A sala de exposições de curta duração mantém seu funcionamento até o dia 10 de fevereiro, quando se encerra a exposição Palavra Sólida, atualmente em cartaz. Também por conta das obras, o acervo que compõe a exposição de longa duração do museu será desmontado e realocado, garantindo a segurança das peças.

O museu

Aberto à visitação em 1963, o Museu Regional de São João del-Rei funciona em casarão do séc. XIX que foi residência do comendador João Antônio da Silva Mourão (1806-1866), importante comerciante da cidade no período final da produção de ouro. O museu expressa o cotidiano da região nos séculos XVIII e XIX, retratado em móveis, utensílios, meios de transporte, imagens religiosas e pinturas. Saiba mais.

 

Instituto Brasileiro de Museus (Ibram)
Ministério da Cidadania