Você está aqui:

14.11.2018 – 18:50

O Museu da República, no Rio de Janeiro (RJ), completa no feriado desta quinta-feira (15) seus 58 anos de abertura ao público. Ligado ao Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), entidade vinculada ao Ministério da Cultura, um dos museus históricos mais importantes do Brasil vai celebrar a data com programação especial que incluiu apresentações musicais e inauguração de duas exposições temporárias.

Sede do poder executivo brasileiro desde 1887, Palácio do Catete abriu as portas como Museu da República em 1960 após transferência da capital federal para Brasília (DF). Foto: Divulgação

Com entrada franca durante todo o dia, as atividades terão início às 10h com apresentação do Coral Comemorativo, seguida do projeto Música no Museu, às 12h30, com Festival Internacional de Sopros. A partir das 15h30, está programado uma roda de choro com o grupo Arruma o Coreto, patrimônio imaterial cultural do Rio de Janeiro.

O museu também inaugura duas exposições temporárias produzidas por estudantes. Coletiva de alunos do Colégio Estadual Amaro Cavalcanti, Escola e Museu: Construindo Sentidos convida ao público a uma reflexão interdisciplinar sobre memória e direitos a partir de objetos pessoais dos alunos, exibidos no Palácio do Catete. Já A primavera brasileira: o povo na constituição, concebida pelos alunos do Colégio Pedro II e exposta no jardim histórico do museu, traz banners sobre a história da Assembleia Nacional Constituinte de 1987-1988.

Situado no Palácio do Catete – antiga residência dos aristocratas Barão e Baronesa de Nova Friburgo que, a partir de 1887, tornou-se a sede do poder executivo brasileiro e residência oficial da Presidência da República – o Museu da República foi criado em 1960 com a transferência da capital federal para Brasília (DF) e abriu as portas naquele mesmo ano na data da Proclamação da República.

“Estamos assumindo o Museu da República como um museu contemporâneo, conectado com o seu tempo, que aborda questões históricas, mas em conexão com o hoje”, explica Mário Chagas, diretor do museu.

Além das duas exposições inauguradas, seguem em cartaz as exposições temporárias “Museu Nacional Vive”, com charges, fotografias e desenhos do artista Carlos Latuff que perpassam sua trajetória, de criança a adulto, como visitante do Museu Nacional; e “Fora/Dentro”, que traz uma mostra da vasta obra de Raul Mourão, que inclui esculturas, objetos, fotografias, vídeos e outros formatos inspirados na cidade e na vida urbana.

 

Fonte: Instituto Brasileiro de Museus / Ministério da Cultura