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26.9.2018 – 9:50

O Ministério da Cultura (MinC) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) organizam, nesta quarta (26) e quinta-feira (27), um workshop para capacitar 60 empreendedores que irão participar das rodadas de negócio do Mercado das Indústrias Criativas do Brasil (MicBR), megaevento que será realizado de 5 a 11 de novembro em São Paulo (SP). 

O workshop, que será realizado na sala São Paulo da Secretaria Estadual de Cultura, está organizado em duas etapas: uma teórica e outra instrumental. No primeiro dia, os participantes poderão aprender sobre quais as ferramentas e programas têm disponíveis para auxiliar na internacionalização de seus negócios, além dos desafios que esse processo traz. Logo após a cerimônia de abertura, estão organizadas duas mesas redondas: Desempenho e Desafios do Setor da Economia Criativa no Cenário Internacional e Políticas Públicas de Apoio à Internacionalização. Na parte da tarde, haverá uma palestra sobre o cenário mundial da economia criativa com apresentação de conceitos e melhores práticas.

No segundo dia, os empreendedores terão que arregaçar as mangas para transformar de forma prática suas ideias em projetos, além de treinar os argumentos para melhorar suas vendas. Os resultados serão apresentados para uma banca, com o objetivo de simular um espaço real de negociação. As propostas estarão divididas em quatro temas: Games e Audiovisual; Design Aplicado à Moda; Cênicas e Música; e Editorial e Museus. O exercício irá prepará-los para apresentar seus projetos de forma objetiva e atrativa para investidores e compradores durante as rodadas de negócio do MicBR.

O Mercado das Indústrias Criativas do Brasil (MicBR) é um megaevento da indústria criativa que vai reunir milhares de empreendedores brasileiros e sul-americanos em atividades de capacitação, rodadas de negócios e apresentações artístico-comerciais.

Além das rodadas de negócios (em que produtores e compradores ficam frente a frente), também estão incluídos espaços para a troca de contatos profissionais (networking), oportunidades de apresentação de produtos e serviços (pitches), além de atividades de capacitação para empreendedores culturais, como palestras, seminários, oficinas e clínicas de mentoria. Apresentações artístico-comerciais (showcases) de música, artes cênicas, moda e gastronomia também fazem parte da programação.

É esperada a participação diária de 2 mil pessoas nas atividades de mercado e de 3 mil na programação cultural, que será aberta ao público. Esses números devem saltar para até 30 mil pessoas no fim de semana que encerra o evento, nos dias 10 e 11 de novembro, nas diferentes atrações espalhadas por centros culturais da Avenida Paulista.

O evento conta com a parceria do Itaú Cultural, Sesi-SP, Sesc-SP, secretarias estadual e municipal de Cultura de São Paulo, Livraria Cultura, Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubrinad (Masp) e Instituto Moreira Salles, além da cooperação da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e o apoio de várias entidades representativas de setores criativos da indústria.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação / Ministério da Cultura