Você está aqui:

21.8.2018 – 11:32

A Cinemateca Brasileira, instituição integrante da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (MinC), atualizou o Banco de Conteúdos Culturais (BCC), um repositório digital que oferece acesso a conteúdos da área audiovisual. São mais 6.300 mil materiais, entre curtas, médias e longas-metragens e telerreportagens disponibilizados para consulta. 

O acervo de documentos inclui mais de 10 mil cartazes de filmes nacionais e estrangeiros, pouco mais de 53 mil fotografias de filmes nacionais e 24 mil textos. Todo o conteúdo é resultado de anos de trabalho do Centro de Documentação e Pesquisa da Cinemateca. Os cartazes de filmes, nos quais se pode observar a evolução gráfica da divulgação de filmes no Brasil, trazem obras de artistas como Fernando Pimenta, Benício, Rogério Duarte, Lina Bo Bardi, Calasans Neto, Ziraldo, Jayme Cortez e Rubens Gerschman, entre outros.

No repositório, é possível conferir coleções de filmes de grandes estúdios que construíram a história do cinema no País. As coleções resgatam acervos de companhias cinematográficas como Atlântida e Vera Cruz, responsáveis por boa parte dos filmes produzidos no Brasil entre as décadas de 40 e 60 do século passado. Também estão disponíveis produções do Instituto Nacional de Cinema Educativo (Ince), filmes mudos lançados até 1930 e um conjunto de entrevistas sobre diversos aspectos da chamada gestão cultural, integrantes do projeto Encontros Transversais.

 

TV Tupi

Trechos das telenovelas Beto Rockefeller e Direito de Nascer, produzidas para a antiga TV Tupi, primeira emissora de televisão no Brasil, também podem ser consultadas no repositório. Além disso, a coleção de roteiros de locução dos telejornais veiculados pela TV Tupi também foi disponibilizada. Ao todo, são 22.789 documentos em PDF, referentes a 43 telejornais.

A publicação dessa coleção foi possível graças a uma parceria estabelecida pela Cinemateca Brasileira com o Arquivo Público do Estado de São Paulo, entre 2008 e 2013. Os roteiros de locução permitem recompor aspectos da produção dos telejornais, sobretudo no que se refere aos discursos sobrepostos às imagens.

Todas as obras ofertadas no BBC têm a titularidade pertencente à União ou estão em domínio público. Para solicitar a reprodução das obras, o pesquisador interessado deve fazer a requisição por meio de um formulário, que será avaliado pela Cinemateca Brasileira.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação / Ministério da Cultura