Você está aqui:

17.8.2018 – 15:11

Será inaugurado neste sábado (18), em Nilópolis, na Baixada Fluminense, o 174º Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) do Brasil e o quinto do estado do Rio de Janeiro a ser entregue oficialmente à população. O espaço, que recebeu investimentos de R$ 2,02 milhões do Ministério da Cultura (MinC), conta com teatro, telecentro, quadra poliesportiva, pista de skate e biblioteca com mais de 3 mil títulos. A comunidade local também terá acesso a cursos e oficinas de artes e esportes e serviços disponíveis no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

O CEU reúne atividades culturais, esportivas e de assistência social (Foto: Prefeitura de Nilópolis)

Mesmo antes da inauguração, o centro já vem sendo utilizado pela comunidade. Estão sendo oferecidas aulas de desenho artístico, pintura de tela, teatro, capoeira, caratê, musicalização, violino, canto, danças de salão, cigana e do ventre e ginástica para a terceira idade.

Como parte dos eventos de inauguração, será exibida, no teatro do CEU, a peça teatral O Auto da Compadecida, dirigida e adaptada por Luiz Valentim com base no texto de Ariano Suassuna. As sessões serão todos os sábados, de amanhã (18) até 29 de setembro, às 18 horas, com entrada franca.

“O CEU teve um grande impacto na comunidade de Nilópolis, que é muito carente e participativa. Já é possível perceber uma mudança profunda nas crianças e adolescentes desde que as atividades começaram”, destaca o subsecretário de Cultura do município, Manoel Félix da Silva. “É, talvez, a única possibilidade de muitas dessas pessoas, inclusive dos adultos, terem acesso à cultura. O centro vem permitindo uma ação transformadora, que traz dignidade para as pessoas”, completa.

O centro recebe o nome Meninos do Cabral, em menção a seis garotos que foram assassinados no local há cinco anos. “É uma homenagem, é a memória da nossa história”, afirma Silva, lembrando que muitos familiares dos meninos utilizam o local.

Atualmente, cerca de 800 pessoas utilizam mensalmente o espaço e, após a inauguração, a previsão é chegar a cerca de 1,4 mil pessoas.

 

Sobre os CEUs

A proposta das Praças CEUs é integrar, em um mesmo espaço, programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços socioassistenciais, políticas de prevenção à violência e de inclusão digital, a fim de promover a cidadania em territórios de vulnerabilidade social nas cidades brasileiras.

 

Serviço:

Inauguração do CEU de Nilópolis

Data: 18/8, às 10h

Endereço: Rua Luís Gonzaga – Gericinó Cabral

Horário de funcionamento: 8h às 17h

Mais informações: semucnilopolis@gmail.com

 

Fonte: Assessoria de Comunicação / Ministério da Cultura