Você está aqui:

2.8.2018 – 16:25

Com índice de satisfação de 92% entre seus participantes, o circuito de capacitação de produtores e gestores culturais realizado nas 27 capitais brasileiras pelo Ministério da Cultura (MinC) já começa a fomentar projetos e iniciativas por todo o País.

Seminários reuniram cerca de 5,6 mil produtores culturais e gestores nas 27 capitais (Foto: Ronaldo Caldas/MinC, em Manaus)

É o caso do Coletivo Labirinto, que atua na requalificação de espaços públicos em Brasília a partir da produção cultural. “Faz três anos que procuramos, com nossas ações, fazer com que as pessoas frequentem e se sintam bem no local”, conta Caio Dutra Salomão, um dos membros do grupo.

Para Dutra, o ponto alto do evento foi a qualidade das informações ofertadas. “Foi muito bom e esclarecedor. Eu não tinha ideia da abrangência dos mecanismos de fomento”, disse.

Uma das produções do coletivo é o festival Setor Criativo Sul, que integra os espaços culturais da região, com música, festa na rua, mostra de cinema e oficinas, em pleno Setor Comercial Sul, na região central de Brasília. Em 2018, o Labirinto apresentou o projeto do festival à Lei Rouanet e já foi autorizado a começar a captação de recursos com patrocinadores.

O ciclo de seminários teve início em 2 de abril, em Macapá (AP), e se estendeu até a última segunda-feira (30/7), em São Paulo, com público total de cerca de 5,6 mil produtores culturais, artistas e incentivadores em todas as capitais brasileiras.

 

Satisfação

Pesquisa de avaliação do circuito de capacitação de produtores e gestores culturais destaca que 92% do público participante saiu satisfeito ou muito satisfeito da atividade.

De acordo com o levantamento feito pelo MinC, a realização de eventos informativos como esse vão ao encontro das demandas do setor: 77% dos produtores, gestores e artistas desejam aprofundar-se ainda mais nos temas propostos.

Ainda de acordo com pesquisa de satisfação feita pelo MinC, até 85% dos participantes avaliaram as informações prestadas como relevantes e úteis à sua atuação profissional.

No Rio Grande do Norte, o produtor Arthur Gomes, do Fórum Potiguar de Cultura, identificou no seminário uma oportunidade de atualização sobre o cenário das políticas culturais e de aproximação com os gestores da cultura. “O seminário trouxe uma atualização de como estão os fundos de incentivo e mecanismos de fomento que a gente conhece”, avalia.

O circuito de seminários de capacitação percorreu 27 cidades brasileiras, levando orientações sobre a Lei Rouanet, a Lei do Audiovisual, o Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) e outras oportunidades. Houve também um módulo voltado a patrocinadores sobre as formas e vantagens de apoiar projetos culturais. Os encontros tiveram formato de seminário, com duração de um dia em cada capital.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação / Ministério da Cultura