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1.8.2018 – 17:19

O Ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, participou hoje (1/8) da apresentação da Pesquisa Cultura nas Capitais para o público presente no Centro Cultural do Banco do Brasil em Brasília. A pesquisa mapeia os hábitos culturais de brasileiros residentes em 12 capitais do País. De acordo com o ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, “ter pesquisas é absolutamente fundamental para que se possa dar mais precisão, mais rigor, a tudo que nós fazemos, seja no poder público, seja na iniciativa privada”. Os resultados da pesquisa podem ser acessados no site http://www.culturanascapitais.com.br.

Apresentação detalhou pesquisa realizada com 10 mil pessoas, de 12 anos ou mais, nas principais capitais brasileiras. Foto: Ronaldo Caldas (Ascom/MinC)

A pesquisa foi realizada com 10 mil pessoas, de 12 anos ou mais, de 14 de junho a 27 de julho de 2017 em Belém, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís e São Paulo. Cada entrevistado respondeu 55 perguntas sobre seus hábitos culturais e perfil socioeconômico. De acordo com Rodrigo Linhares, da JLeiva Cultura e Esporte, empresa responsável pela pesquisa, “as informações geradas por pesquisas como a Cultura nas Capitais têm a capacidade de gerar valor para a extensa cadeia cultural”.

Os resultados mostram que a atividade cultural mais presente na vida dos brasileiros é a leitura, praticada por 69% das mulheres entrevistadas e 66% dos homens. O cinema é a segunda atividade, sendo consumida por 62% do público feminino e 66% do masculino. Em terceiro lugar, shows musicais, seguidos por festas populares e feiras de artesanato.

Interesse e gratuidade

A pesquisa também mede a diferença entre a vontade e o consumo de determinado bem ou serviço cultural. A diferença é maior entre as mulheres. No caso de shows, por exemplo, 66% do público feminino afirma ter interesse em ir a esse tipo de evento, mas apenas 42% chega a frequentá-los. Já para o público masculino, a intenção de frequência é de 62%, e a presença é de 50%.

O consumo de atividades gratuitas é maior: 32% dos entrevistados dizem frequentar apenas esse tipo de atividades e 40% frequentam com mais regularidade, enquanto as porcentagens para as atividades pagas são de 8% e 21%, respectivamente. Para o ministro Sérgio Sá Leitão, ampliar o acesso da população aos bens culturais tem que ser o objetivo principal das políticas culturais. “A ampliação do alcance da população aos bens e serviços culturais é a ampliação do mercado de cultura e de sua capacidade de gerar impactos econômicos, e de dar retorno à sociedade”, disse o ministro.

Impacto econômico

O ministro também citou a importância de estudos sobre o impacto econômico das atividades culturais, como as que o Ministério encomendou à Fundação Getúlio Vargas (FGV). “Mensurar o impacto é algo que nós precisamos introduzir definitivamente no âmbito das políticas de cultura, tenho certeza que isso vai torná-las muito mais eficientes e muito mais eficazes”, disse Sá Leitão.

Entre os últimos eventos analisados, estão a Feira Literária Internacional de Paraty (FLIP), que gerou impacto econômico de cerca de R$ 47 milhões, com investimentos de R$3,5 milhões e arrecadação de impostos de R$ 4,7 milhões. Com base nesses números, o ministro ainda ressaltou que o investimento em cultura traz um triplo benefício para o País. “Além de qualificar o capital humano, de nos tornar indivíduos melhores, mais sensíveis, os eventos culturais trazem impacto econômico positivo para a sociedade e para os cofres públicos, já que a arrecadação é maior do que o investimento inicial”.

Incentivo fiscal

A pesquisa, realizada pela JLeiva Cultura e Esporte em parceria com o Datafolha, contou com o apoio do mecanismo de incentivo fiscal da Lei Rouanet. A empresa foi autorizada a captar recursos no valor de R$ 1.170.842,80, em forma de patrocínio. Do total aprovado, a JLeiva conseguiu captar R$ 1.168.027,30.

Os projetos aprovados via Lei Rouanet podem ser acompanhados por qualquer cidadão, pelo Sistema de Apoio às Leis de Incentivo à Cultura (Salic), no menu Transparência do Portal da Lei Rouanet. O link dá acesso aos dados básicos dos projetos apresentados, aprovados e apoiados, assim como aos valores de cada um deles.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação / Ministério da Cultura