Você está aqui:

09.07.2018 – 10:57

Ministério da Cultura (MinC) promoveu nesta segunda-feira (9), em Teresina (PI), mais uma edição do seminário de capacitação destinado a preparar produtores e gestores culturais para a utilização dos mecanismos de fomento disponibilizados pelo Governo Federal. O secretário de Fomento e Incentivo à Cultura do MinC, José Martins, abriu o encontro, que ocorreu das 9h30 às 18h.

Ao longo do dia, artistas, empresários, produtores e demais profissionais da área cultural de Pernambuco puderam interagir com equipes do MinC em debates sobre Lei Rouanet, Lei do Audiovisual, Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) e outros mecanismos de fomento.

A nova instrução normativa da Lei Rouanet despertou o interesse na escritora e pesquisadora de Teresina, Marleide Lins de Albuquerque no seminário. “Já tenho conhecimento das leis e dos editais, mas preciso saber mais das novas possibilidades oferecidas pela nova instrução normativa”, afirmou.

Para Francisco Gildázio, secretário de Cultura de Buriti dos Lopes, sua vinda ao seminário em Teresina tem como objetivo verificar as oportunidades que as leis federais de incentivo podem trazer para a produção cultural de seu município. “Vim aqui para aprender e buscar uma ampliação das possibilidades de incentivo à cultura”, comentou Gildázio.

As orientações oferecidas pelo ministério visam ampliar o alcance da política cultural e dos instrumentos que favorecem o setor. A expectativa é que o maior entendimento da comunidade cultural do estado sobre como apresentar projetos e obter linhas de financiamento gere maior adesão local aos incentivos.

 

Seminário  

O encontro teve duração de um dia. Uma equipe da Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura (Sefic) do MinC responsável pela gestão da Lei Rouanet explicou como funciona o principal mecanismo de fomento à cultura do País, orientando participantes e tirando dúvidas sobre apresentação de projetos.

Outra equipe, com representantes da Secretaria do Audiovisual (SAv) do MinC e da Agência Nacional do Cinema (Ancine), detalhou os editais e as linhas de financiamento disponíveis para o setor do audiovisual. Durante o seminário também foram dadas orientações a incentivadores sobre as vantagens e as formas de apoiar projetos culturais.

Conceição de Maria Pontes Torres veio do município de Miguel Alves, onde ela coordena uma instituição artística chamada Viva a Vida. “Uma capacitação como essa é importante para nos renovarmos. É sempre bom ver o que há de novidade em fomento à cultura”, analisou.

Teresina é a 22ª das 27 capitais brasileiras que receberão, até o fim deste mês de julho, as equipes do MinC com orientações sobre os mecanismos de incentivo. Já foram realizados seminários em Macapá (AP), Fortaleza (CE), Brasília (DF), João Pessoa (PB), Rio Branco (AC), Belo Horizonte (MG), Maceió (AL), Florianópolis (SC), Curitiba (PR), Natal (RN), Campo Grande (MS), Porto Velho (RO), Porto Alegre (RS), Aracaju (SE) e Palmas (TO), Goiânia (GO), Rio de Janeiro (RJ), Recife (PE) Belém (PA), Manaus (AM) e São Luís (MA). Na sexta-feira (13), o encontro será sediado em Cuiabá (MT).

 

Fonte: Assessoria de Comunicação/ Ministério da Cultura