Você está aqui:

05.10.2018 – 13:00

O Prêmio Literário Biblioteca Nacional 2018, que valoriza a produção editorial e os autores nacionais – incentivando a qualidade literária e técnica de suas obras –, tem mais uma etapa publicada. A Biblioteca Nacional (BN), entidade vinculada ao Ministério da Cultura (MinC), divulgou as listas de obras habilitadas e inabilitadas. Foram avaliadas obras publicadas em primeira edição no período de 1º de maio de 2017 a 30 de abril de 2018, no Brasil e em língua portuguesa.

As comissões julgadoras analisam as obras de acordo com critérios como qualidade literária, originalidade, contribuição à cultura nacional, criatividade no uso dos recursos gráficos e excelência da tradução. Cada categoria possui três julgadores, ligados ao meio cultural, com notório saber e reconhecimento em suas áreas.

As três melhores obras de cada categoria serão divulgadas no site da Biblioteca Nacional no início de novembro. O primeiro lugar de cada categoria será contemplado com prêmio no valor de R$ 30 mil, sujeito a descontos previstos em lei.

 

Habilitados e inabilitados 

Foram inscritas 886 obras na edição deste ano do prêmio. Deste total, 730 foram habilitadas e 156, inabilitadas. As 730 obras habilitadas a concorrer ao prêmio estão divididas nas seguintes categorias: Conto (88); Ensaio Literário (40); Ensaio Social (90); Literatura Infantil (96); Literatura Juvenil (48); Poesia (147); Projeto Gráfico (59); Romance (121) e Tradução (41). Na lista de inabilitados, constam os motivos da inabilitação de cada projeto. Os recursos das obras inabilitadas já foram analisados e respondidos.

 

Sobre o prêmio

A premiação, uma das mais prestigiadas do País, recebe inscrições de autores baseados em diversos estados. As obras são analisadas por 27 julgadores – sendo três em cada categoria. O prêmio é concedido anualmente, desde 1994.

Conheça os vencedores da última edição (2017)

 

Acesso Rápido

Confira a lista dos habilitados e dos inabilitados

 

Fonte: Assessoria de Comunicação  / Com informações da Fundação Biblioteca Nacional / Ministério da Cultura