Você está aqui:

15.10.2018 – 11:45

A Fundação Nacional de Artes (Funarte), em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), realiza, entre os dias 16 e 18 de outubro, o Seminário Música Popular Brasileira em Pauta. O evento acontece na Escola de Música da UFRJ, no Centro do Rio de Janeiro, das 9h30 às 18h. Com entrada gratuita, o evento é sujeito à lotação.

A conferência reúne alunos e professores da área musical e gestores culturais, vindos de vários estados brasileiros, para dialogar sobre a relação entre a música popular brasileira, as universidades e o desenvolvimento de políticas culturais. Entre os temas dos diálogos, estão: o ensino técnico e superior da música popular, os acervos musicais, a música nos estudos interdisciplinares; e a cooperação entre instituições de educação e entidades de cultura ligadas às linguagens musicais.
A ação integra o Projeto Funarte Universidades, do Centro da Música da Funarte. O encontro é empreendido em parceria com a Escola de Música da UFRJ, através do seu Programa de Pós-Graduação Profissional em Música (Promus). “Como desdobramento, esperamos que o seminário aproxime atores diversos e favoreça a atuação em rede, de forma colaborativa, em torno de algumas pautas, como a difusão do repertório musical brasileiro”, afirma Marcos Souza, diretor do Centro da Música/Funarte.
Além dos debates, a programação também engloba a exposição de projetos e iniciativas, que exemplificam as interações entre universidades e instituições de cultura. Nessas apresentações, a antropóloga Nicole Costa fala sobre a gestão do Paço do Frevo, localizado em Recife (PE), com enfoque das conexões entre o Observatório do Frevo e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); a instrumentista Paula Borghi apresenta o resultado de seu trabalho de conclusão de mestrado: um site com dez partituras de obras inéditas do compositor, arranjador, violonista e pesquisador Mauricio Carrilho para violão; além de vídeos, gravados na Casa do Choro, no Rio de Janeiro (RJ).
A agenda conta, ainda, com as apresentações do Bandolim Trio (Daniel Migliavacca, Tiago Santos e Vitor Casagrande, alunos do Promus, da UFRJ); do instrumentista José Gustavo Julião de Camargo, que faz um concerto solo de viola caipira; e de Maria Eugênia Almeida, com o espetáculo Planta do Pé, que “mescla falas e coreografias e convida o público a conhecer um pouco das danças tradicionais brasileiras”.
Mais informações sobre o evento podem ser tiradas no Centro de Música da Funarte, pelo e-mail cemus@funarte.gov.br ou pelo telefone (21) 2279 8109.
Fonte: Assessoria de Comunicação / Fundação Nacional de Artes (Funarte) / Ministério da Cultura