Você está aqui:

O CEU de Santa Maria recebeu investimentos de R$ 2,02 milhões do Ministério da Cultura (Fotos: CEU de Santa Maria)

Santa Maria (RS), a 291 km de Porto Alegre, inaugura oficialmente nesta quinta-feira (3/5), a partir das 14h, uma unidade do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), no bairro Nova Santa Marta. O Ministério da Cultura (MinC) investiu R$ 2,02 milhões na construção do centro, que tem 3 mil metros quadrados distribuídos em dois edifícios. No local, estão disponíveis à população salas multiuso, biblioteca, telecentro, cineteatro/auditório com 60 lugares, quadra poliesportiva coberta, pista de skate, equipamentos de ginástica, playground e pista de caminhada.

Os CEUs são um programa do governo federal, coordenado pelo MinC e realizado em parceria com prefeituras municipais. Os centros são construídos preferencialmente em comunidades de alta vulnerabilidade social das cinco regiões do Brasil. São realizados nos espaços atividades culturais, esportivas, de lazer e de assistência social. No Rio Grande do Sul, está prevista a instalação de 22 CEUs, dos quais sete já foram inaugurados.

“O CEU de Santa Maria é o oitavo que inauguramos no Rio Grande do Sul e de número 160 que passa funcionar no país. São milhares de pessoas Brasil afora que vivem em localidades de alta vulnerabilidade social e que passam a ter próximo de suas casas um equipamento novo, moderno, que oferece atividades culturais, de esporte e assistência social”, destaca o secretário de Infraestrutura Cultural do MinC, Alfredo Bertini. “Esse é o resultado de parceria do governo federal com os municípios. Uma grande entrega do Ministério da Cultura”, destaca.

No local, estão sendo realizadas oficinas de ginástica e dança para crianças, adolescentes e idosos, de futebol, de vôlei e de basquete. As inscrições são feitas apenas no próprio CEU. Com a entrega oficial do centro para a comunidade, novas oficinas serão abertas. O centro também oferece atendimento às famílias carentes, na unidade do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), que funciona desde o início de 2017.

O diretor do CEU, Carlos Geovani Lemos, conta que, para a inauguração, alunos de escolas da comunidade irão fazer apresentações de dança, teatro e a orquestra. Na pista de skate, haverá performance de rapazes da comunidade. “O CEU é de toda a cidade, mas atenderá, em especial, a zona oeste, onde está localizado. A comunidade está doida para utilizar. A recepção foi boa e eles têm se colocado à disposição para o voluntariado”, conta Lemos.

Serviço:
Inauguração do CEU de Santa Maria
Data: 3/5
Horário: a partir das 14h
Endereço: Avenida Manoel Mallmann, Bairro Nova Santa Marta – Santa Maria – RS
Horário de Funcionamento:
CEU: 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. Não funciona de fim de semana, só quando houver atividade marcada.
CRAS: 7h30 às 16h30, de segunda a sexta-feira.

Fonte: ASCOM MinC