Você está aqui:

CEU de Santa Rosa recebeu investimento de R$ 1,8 milhão do MinC (Foto: Prefeitura de Santa Rosa)

A partir desta sexta-feira (23/3), os moradores do bairro Cruzeiro, no município de Santa Rosa (RS), vão ganhar oficialmente o 154º Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) do Brasil. Com investimento de R$ 1,8 milhão do Ministério da Cultura (MinC), o espaço está situado em uma área de 3 mil metros quadrados e conta com edifício multiuso, praça de esportes e lazer, biblioteca, telecentro, cineteatro/auditório com 60 lugares, quadra poliesportiva coberta, pista de skate, playground e equipamentos de ginástica.

Também chamados de Praças CEUs, os centros são resultado de um programa do governo federal e abrigam, em um único espaço, programas e ações culturais, esportivas, educacionais, socioassistenciais e de lazer. A seleção para a construção deles é feita em regiões com alta vulnerabilidade econômica e social, onde há poucos ou nenhum equipamento cultural ou esportivo disponível para a população de baixa renda.

Atualmente, o número de CEUs inaugurados no Brasil chega a 154, localizados em todas as cinco regiões. Outros 179 estão em construção em 169 municípios do País e no Distrito Federal. Na Região Sul, está prevista a construção de 37 CEUs, sendo 19 deles no Rio Grande do Sul. A unidade de Santa Rosa é a terceira a ser inaugurada, depois de Canoas e Esteio.

O recurso financeiro investido na obra e na compra de equipamentos e mobiliário é do governo federal, mas a gestão da obra é de responsabilidade das prefeituras. Cabe ao Ministério da Cultura (MinC) a gestão e a coordenação da implementação desses espaços pelo Brasil.

Fonte: ASCOM MinC