Você está aqui:

Localizado no bairro Jardim Vitória, o CEU de Itu recebeu investimentos de R$ 2,02 milhões do Ministério da Cultura (Fotos: Prefeitura de Itu).

A cidade de Itu, em São Paulo, ganha nesta quinta-feira (22) o 152º Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) do País. Localizado no bairro Jardim Vitória, o centro recebeu investimentos de R$ 2,02 milhões do Ministério da Cultura (MinC). Com área de 3 mil metros quadrados, o espaço conta com edifício multiuso, praça de esportes e lazer, biblioteca, telecentro, cineteatro/auditório com 60 lugares, quadra poliesportiva coberta, pista de skate, playground e equipamentos de ginástica.

A cerimônia de inauguração será às 18h desta quinta-feira e contará com a presença do secretário de Infraestrutura Cultural do MinC, Alfredo Bertini, e do diretor do Departamento de Projetos de Infraestrutura Cultural, Paulo Nakamura. “É grande a satisfação de entregar o terceiro CEU deste ano (outros dois foram entregues em janeiro em Cubatão/SP e Almirante Tamandaré/PR). Ainda mais em uma cidade histórica e da importância de Itu, que carecia de um equipamento cultural desta dimensão. Este espaço vai poder atender a demanda reprimida da comunidade em relação a oficinas culturais, de entretenimento e atividades esportivas”, destaca Bertini.

O secretário de Cultura de Itu, Geraldo Gonçalves, destacou a importância do CEU para a cidade paulista. “Apesar de Itu ser antiga, com 408 anos, não tinha um único equipamento cultural público de cultura. Não temos teatro público, a biblioteca pública é pequena”, afirma. “Os espaços de informática são do governo estadual e a comunidade está, aos poucos, se apropriando do equipamento”, acrescentou.

De acordo com o secretário, a secretaria de Cultura de Itu realizou edital para a contratação de profissionais para ministrar oficinas de diversas linguagens artísticas no CEU. Estão previstas aulas e oficinas de canto, teatro e contação de histórias e aulas de futsal e xadrez, entre outras atividades esportivas.

Os CEUs

Com a inauguração em Itu, o número de CEUs no Brasil chega a 152, localizados em todas as cinco regiões. Outros 182 estão em construção em 169 municípios do País e no Distrito Federal. Segundo Bertini, a previsão é inaugurar, até o fim do ano, mais 40 centros. Localizados em áreas de alta vulnerabilidade social, os CEUs oferecem, em um mesmo espaço, programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer.

Fonte: ASCOM MinC