Você está aqui:

25.09.2017 – 17:30

Acessibilidade e inclusão serão temas de uma série de debates que acontecerão nesta terça (26) e quarta-feira (27), durante o encontro Cultivar Sentidos, no auditório do Museu do Amanhã e no teatro Oi Futuro Flamengo, no Rio de Janeiro. O evento é uma realização do Museu e da Oi Futuro e tem como objetivo promover a reflexão de diversos atores da sociedade e do governo sobre a comunicação irrestrita e facilitada aos portadores de necessidades especiais nas instituições culturais, para que se tornem cada vez mais acessíveis a esse público. O Ministério da Cultura integra a programação do evento.

A programação faz parte das comemorações para o Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência e Dia do Orgulho Surdo, celebrados em 21 e 26 de setembro, respectivamente. As atividades são gratuitas.

Entre os temas que serão abordados estão o impacto da língua e da tradução na constituição do pensamento; a transformação da instituição a partir da presença pessoa com deficiência; a ocupação dos lugares de fala pelas pessoas com deficiência no Brasil; o mundo não-visual; a comunicação acessível; tecnologias de aproximação e metodologias acessíveis; e modos de se realizar uma divulgação eficiente de eventos acessíveis.

O arquiteto e servidor da Representação Regional do Ministério da Cultura no Rio de Janeiro e Espírito Santo, Osvaldo Emery, defende que a participação da Pasta está alinhada à meta de promover a acessibilidade dos equipamentos culturais brasileiros. Emery participa do primeiro dia do debate, com o tema Conquistas em Rede. A ideia é expor a influência da rede de órgãos que compõem o grupo Territórios Acessíveis, criado para acompanhar o desenvolvimento de acessibilidades nos eventos das Olimpíadas e Paraolimpíadas do Rio de Janeiro, ocorridos em 2016.

“A ideia é refletirmos sobre as estratégias de comunicação que temos com nossos públicos, de modo que possamos diminuir as barreiras que os impedem de chegar à programação”, afirma Melina Almada, gerente de Educação do Museu do Amanhã. A museóloga do Oi Futuro, Bruna Cruz, também destaca a importância da comunicação para o tema: “O evento foi pensado especialmente para os profissionais de comunicação, promovendo conversas sobre inclusão e sobre a necessidade de se falar sempre para os diversos públicos”.
Territórios Acessíveis

O programa Territórios Acessíveis é o desdobramento do programa Unlimited: Arte Sem Limites – Transform British Council Brasil. A Rede Unlimited – Territórios Acessíveis reúne mensalmente, desde julho de 2015, instituições e produtores de cultura do Rio de Janeiro e de São Paulo para debater, compartilhar e promover mudanças positivas sobre acessibilidade, tanto nas instituições integrantes como nas demais que lidam com a cultura. Além disso, promove uma reflexão sobre a atuação das pessoas com deficiência na esfera cultural, bem como mobiliza as programações e atividades nas instituições para que sejam cada vez mais acessíveis a todos os públicos.

Entre as instituições participantes da Rede Unlimited – Territórios Acessíveis estão o Ministério da Cultura, o Centro Cultural Banco do Brasil, o Museu do Ingá, o eLABorando, o Centro Cultural do Ministério da Saúde, o Centro de Vida Independente (CVI), o Museu de Arte do Rio, o British Council Brasil, a Escola e Faculdade Angel Vianna, o Oi Futuro e o Museu do Amanhã.
Serviço Cultivar Sentidos

26 de setembro (terça-feira)
Horário: 10h às 18h30
Local: Museu do Amanhã – Auditório (Praça Mauá, nº 1, Centro – Rio de Janeiro)

Dia 27 de setembro (quarta-feira)
Horário: 10h às 18h30
Local: Oi Futuro Flamengo – Teatro (Rua Dois de Dezembro, 63, Flamengo – Rio de Janeiro)

Fonte: ASCOM MinC